Cotidiano

Governo confirma pagar 50% do 13º salário na próxima semana





 

Servidores efetivos estaduais, federais, cargos, contratos, merendeiras e serventes serão contemplados com o adiantamento

 

Em anúncio oficial à imprensa, nesta terça-feira (12), no Palácio do Setentrião, o governador Waldez Góes confirmou o adiantamento de metade do 13° salário para o dia 20 de junho. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), além do Amapá, somente o Pará, Paraná e Goiás, declararam que irão antecipar metade do pagamento. “A crise não está sanada, mas está controlada”, afirmou o governador.

O adiantamento do 13° salário correspondem a servidores efetivos estaduais, federais cedidos ao Estado, cargos comissionados, contratos administrativos e trabalhadores da Unidade Descentralizada de Execução (UDE). Anteriormente, o pagamento do benefício era realizado no último mês do ano, de forma integral. Segundo o governador, a ação é resultado de um esforço do governo do Estado, que tem conseguido equilibrar as contas públicas, honrar com o compromisso de manter os salários dos servidores, décimo terceiro e serviços públicos. E, ainda, ampliar direitos e serviços públicos, com segurança, transparência, diálogo, e responsabilidade fiscal.

Ainda para o mês de junho, também foi confirmado o pagamento da primeira parcela do auxílio jaleco para 4.256 servidores da saúde, inclusive os cedidos aos municípios. A outra parcela deverá ser efetivada no próximo semestre, como prevê a legislação. No próximo mês de julho, Waldez Góes disse que irá honrar com as férias dos professores da rede pública de ensino do Estado. E, no mês de dezembro, honrará com os demais 50% do 13° salário dos servidores estaduais.

“A crise não está sanada, mas está controlada. Graças a muito planejamento e empenho do governo, prezando pelos direitos e bem-estar da nossa gente, pelo desenvolvimento do Amapá. O cenário ainda é desafiador, mas nós temos o compromisso de não recuar e, sim de continuar com os investimentos e avanços na medida em que for possível fazer, com pés no chão e seriedade”, ressaltou Góes.Estima-se que R$ 270 milhões circulem no Estado em apenas 20 dias.

Em matéria publicada Portal do Governo do Amapá, reforçou-se o cenário de crise no país.  Enquanto outras unidades da federação suspendem serviços e não conseguem executar uma política de valorização dos servidores, o GEA amplia serviços essenciais de saúde, por exemplo, com a UPA Zona Sul que já realizou mais de 3 mil atendimentos em 15 dias e realizou e está organizando mais concursos públicos em diferentes e importantes áreas, diz o texto.

O governo está articulando importantes aquisições com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de um novo helicóptero que dará suporte ao Grupo Tático Aerotransportado (GTA) nos atendimentos de segurança, saúde e defesa civil. Além disso, garante que haverá a formação continuada, aperfeiçoamento, ascensão melhorias salarias a diversas categorias.

 Redação