Cotidiano

Apostando no hibridismo e na diversidade, Festival PERFÍDIA lança chamamento para artistas, coletivos e projetos que investigam relações entre arte, corpo e tecnologia





Festival de Performance e Novas Mídias (PERFÍDIA) abre convocatória para criação e apresentação de trabalhos digitais multilinguagem; inscrições abertas até 15 de março.

PERFÍDIA - Festival de Performance e Novas Mídias é uma mostra híbrida multilinguagens, que contempla as integrações possíveis entre as artes da presença (teatro, dança, performance, música ao vivo, intervenções urbanas, instalações) e as artes digitais (vídeo, som eletrônico, luz, projeções, videomappings, circuit bendings, softwares interativos, games, aplicativos, audiotours, realidade virtual, realidade aumentada).

Depois de realizar edições em São José do Rio Preto (2017) e em São Paulo (2019), a Plataforma Perfídia recebe inscrições para o Festival PERFÍDIA ONLINE 2021realizado com recursos do Proac Expresso LAB, até 15 de março. O festival está previsto para acontecer entre 23 de abril e 30 de maio de 2021, através do site e das redes sociais da Plataforma Perfídia, reunindo pesquisadores, artistas e coletivos regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Partindo da provocação paródica "o artista não está presente" e com curadoria de Luciana Ramin, fundadora e diretora do Agrupamento Andar7, e Otávio Oscar, articulador da plataforma de criação Agrupamento Cynétiko, o festival abre um chamamento que busca abarcar de modo amplo as expressões artísticas construídas e apresentadas em ambiente virtual. O regulamento completo encontra-se disponível em https://www.plataformaperfidia.com/festival-perfidia.

PERFÍDIA ONLINE 2021 abre espaço para o encontro de artistas da presença que experimentam pela primeira vez o universo da difusão e interação virtual e artistas digitais ou híbridos - que agora têm mais oportunidades de difundir as pesquisas que já desenvolvem há muitos anos, compartilhando as soluções técnicas e as possibilidades poéticas que vêm experimentando ao longo de suas carreiras.

A edição online do festival buscará promover o encontro entre essas duas vertentes, realizando uma mostra e um debate coletivo e aberto sobre as infinitas possibilidades da interação virtual nas artes, em enfrentamento criativo ao distanciamento.

Interessados podem se cadastrar a partir de duas modalidades: cadastro de artista e cadastro de projeto. No primeiro caso, artistas ou coletivos inserem informações relativas ao trabalho desenvolvido e ficam abertos para proposições da curadoria e experimentos colaborativos que poderão ser articulados. Para o cadastro de projeto, artistas ou coletivos inserem a proposta de um projeto específico, que pode ser inédito ou não.

Um mesmo artista ou coletivo pode enviar quantos projetos desejar, além de ser possível cadastrar-se na primeira modalidade e também na segunda. No momento da inscrição, também é necessário selecionar uma categoria: são doze, no total, revelando a multiplicidade de proposições aceitas e procuradas para o PERFÍDIA.

Em diálogo com sua busca de viabilizar e dar visibilidade a artistas e coletivos que pesquisam campos híbridos, realizando ações disruptivas em construções de linguagem muitas vezes não-nomeadas, a curadoria oferece o espaço 'outres'pensando especificamente em proposições que não se encaixem nas demais categorias.

Há a possibilidade de inscrever propostas de oficinas virtuais (_perfídiaLAB), obras de formatos extremamente diversos, de videoperformances à instalações virtuais, passando por audioguias web art, além de outros projetos, como de intervenções no espaço público (_perfídiaMapping) e de programação virtual infantil (_perfidinha).

Até mesmo uma festa via videoconferência está prevista na categoria _perfídiaMUSIC, voltada para DJs, VJs e performers. Destaca-se, ainda, o _perfídiaCOLAB, onde as pessoas selecionadas se reunirão com a curadoria para, coletivamente, criar uma experiência colaborativa que será integrada à programação.

O Festival PERFÍDIA quer trazer para o centro da discussão o uso das novas tecnologias na construção de narrativas, corporalidades, experiências sensíveis e abordagem de temas pertinentes à sociedade contemporânea. Considerando o atual contexto da pandemia de Covid-19 no país e no mundo, não serão aceitos projetos de colaboração que envolvam aglomerações, sejam elas de artistas, técnicos ou público.

_serviço_ Festival PERFÍDIA

PERFÍDIA ONLINE 2021

Festival de Performance e Novas Mídias
_de 23 de abril a 30 de maio
_chamamento aberto de 19 de fevereiro a 15 de março
_regulamento e inscrições_ 
https://www.plataformaperfidia.com/festival-perfidia

Site: https://www.plataformaperfidia.com/
Instagram: https://www.instagram.com/plataformaperfidia/ Facebook: https://www.facebook.com/plataformaperfidia

page2image10958528 page2image10958720 page2image10958912page2image10959104

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQ0N7Az4mI_QSKhedeKvWMw

page3image10897472

Projeto realizado através do apoio do PROAC EXPRESSO LAB - Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.

_sobre o Festival Perfídia

Perfídia é um festival itinerante, que ocupa e se adapta a diferentes territórios. A primeira edição aconteceu em 2017, na cidade de São José do Rio Preto/SP, berço do festival. A segunda edição aconteceu em 2019 no bairro da Luz, em São Paulo/SP.

Entre as possibilidades que o PERFÍDIA contempla estão: espetáculos de teatro e dança, performances, videoperformances, (audio/video)instalações, projeções de vídeo, mapping, intervenções urbanas, audiovisual ao vivo, apresentações musicais, VJings, DJings, arte digital interativa, entre outras ações híbridas, experimentais, efêmeras e não-nomeadas.

As atividades da mostra envolvem diversas experiências de intercâmbio, colaboração, encontro e co-criação, estimulando a troca, a afetividade, a criação de redes e o compartilhamento de olhares, conhecimentos e vivências sobre arte e tecnologias.

O Festival PERFÍDIA é uma realização da Plataforma Perfídia, articulada pelos artistas e produtores Luciana Ramin e Otávio Oscar

_sobre a Plataforma Perfídia

perfídia _performance e novas mídias_ é uma plataforma de arte, produção cultural, tecnologia e educação. Em torno destes temas, realizamos festivais, cursos, eventos, encontros, espetáculos, festas, performances, vídeos, vivências, residências artísticas e ocupações culturais, entre outras possibilidades.

Entre nossas buscas, almejamos realizar experiências coletivas através da arte, usar inventiva e afetivamente as tecnologias digitais, estimular a arte contemporânea, incentivar vínculos entre arte e cidade, promover a convivência e abraçar a diversidade.