Cotidiano

Cidade mais limpa: prefeitura de Macapá recolhe 197 mil toneladas de entulhos durante o mês de janeiro





Uma força-tarefa de limpeza foi colocada em campo desde os primeiros dias de 2021 pela prefeitura de Macapá. Em um mês, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) recolheu 197 mil toneladas de resíduos em toda a cidade e a maioria do material descartado de forma irregular é formado por garrafas de vidro e plástico, restos de materiais de construção, carcaças de eletrodomésticos e eletrônicos e caroços de açaí.

De acordo com o relatório mensal de atividades da Zeladoria, 54% do material foi recolhido em lixeiras viciadas, que causam grande dano ao meio ambiente e podem provocar alagamentos em canais por impedirem a vasão da água. Outros 31% estão relacionados à limpeza urbana, por meio do processo de roçagem mecanizada, capina manual e varrição. Já 12% são de resíduos de construção civil como restos de obras e 3% de podas de árvores.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, destaca a importância da participação da população para manter a cidade limpa. “A nossa prioridade é manter a cidade limpa e para isso estamos com trabalhadores e máquinas diariamente nas ruas, praças, locais públicos e canais. Porém a comunidade precisa ajudar não despejando lixo em locais públicos”, disse o secretário.

Segundo o cronograma feito pela Semzur, todos os bairros serão atendidos e sempre que houver a necessidade da limpeza fora do planejamento e a possibilidade, as equipes serão deslocadas para realizar o trabalho.

Denúncias
A população pode denunciar o descarte irregular de lixo pelo número (96) 99970-1078, que permite que o morador envie reclamações, imagens e acompanhe o andamento dos pedidos. O Disk Denúncia repassa as informações de forma automática para a Semzur e o número também recebe outras demandas como obstrução do passeio público.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana