Cotidiano

Governo disponibiliza hidratante para pacientes com hanseníase no CRDT





O Governo do Amapá passou a disponibilizar a Loção Hidratante com Uréia 10% para pacientes com hanseníase que são acompanhados pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O medicamento contribui para manter a pele nutrida e hidratada, além de favorecer a regeneração do tecido com lesões.

Além do tratamento com remédios é importante que o paciente de hanseníase também hidrate a pele e lesões ocasionadas pela doença. A loção hidratante com Uréia é um importante aliado que minimiza os sintomas da doença e os efeitos da medicação, explicou o farmacêutico do CRDT, Bruno Bentes.

"Por conta da própria doença a pele do paciente acaba apresentando lesões crônicas, e a medicação que controla a doença deixa a apele bem ressecada. Então é preciso hidratar por questões da própria patologia para evitar as complicações", explicou Bruno.

Bruno Bentes ainda disse que a iniciativa surgiu para atender os pacientes de baixo poder aquisitivo, que acabam não tendo recursos para acessar o hidratante. O medicamento é exclusivo para paciente de hanseníase que fazem o tratamento no CRDT.

Para receber a loção o paciente precisa apresentar na farmácia do centro a prescrição do médico que faz o acompanhamento da doença.

O CRDT é referência no tratamento da hanseníase no Amapá. A unidade realiza atendimento multiprofissional com consultas de enfermagem, médica, e assistência farmacêutica. E ainda oferece suporte de fisioterapia para avaliação e comprometimento motor, acompanhamento psicológico, nutricional e serviço social.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida pelas vias respiratórias, que atinge a pele e troncos nervosos causando lesões no rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Outros sintomas incluem áreas com diminuição dos pelos e do suor, dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas e inchaço de mãos e pés.

Fonte: Portal Governo do Amapá