Saúde

Covid-19: conforme Plano Estadual, mais de 11 mil ribeirinhos e quilombolas serão imunizados no Amapá





Covid-19: conforme Plano Estadual, mais de 11 mil ribeirinhos e quilombolas serão imunizados no Amapá. Ribeirinhos e quilombolas que preenchem critérios de grupos prioritários com imunização em andamento já podem ter acesso às doses nos municípios

Vacinação dos povos tradicionais, que somam mais de 11 mil pessoas, ocorrerá após a finalização da etapa de imunização dos trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.

As comunidades tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, estão inclusas no grupo prioritário da segunda versão do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 no Amapá, publicado em 27 de janeiro. O planejamento segue as diretrizes do Plano Nacional de Vacinação determinado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), a vacinação dos povos tradicionais, que somam mais de 11 mil pessoas, ocorrerá após a finalização da etapa de imunização dos trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.

Entretanto, ribeirinhos e quilombolas que fazem parte dos grupos prioritários de idosos e pessoas com comorbidades já poderão ter acesso às doses distribuídas pelo estado aos municípios, já que a imunização desses grupos acontece de forma integral.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que a vacinação desses povos como grupo prioritário segue a recomendação de órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Em decorrência de vários fatores, inclusive pela questão geográfica, já que são pessoas que vivem em locais mais afastados onde o acesso aos serviços públicos acontece de forma mais difícil, vimos a necessidade de alcançarmos prioritariamente esses grupos”, destacou o secretário.

O Amapá está finalizando a vacinação de trabalhadores da saúde e já iniciou a imunização de idosos. Em razão do baixo quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, essa fase está acontecendo de forma escalonada, com prioridade para pessoas com acima de 85 anos.

Fonte: Portal Governo do Amapá - Da Redação .Colaboradores: Nathan Zahlouth e Cláudia Cavalcante  - Foto: Arquivo/Secom