Cultura

Celebrações em Lourdes recordam as aparições de Nossa Senhora





A Igreja celebra, nesta quinta-feira, 11, o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Há exatamente 162 anos, acontecia a primeira aparição da Virgem Maria à jovem Bernadete Soubirous em Massabielle. Também hoje celebra-se o Dia Mundial do Enfermo.

Em Lourdes, na França, tudo pronto para as celebrações deste dia. O delegado apostólico para o Santuário de Lourdes, Dom Antoine Hérouard, preside Missa na Basílica de São Pio X às 10h (hora local). A celebração será transmitida ao vivo pelas televisões católicas.

 

Na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Gruta de Lourdes, oração do terço às 15h30 e às 18h. O dia termina com a bênção do reitor do Santuário de Lourdes, monsenhor Olivier Ribadeau Dumas.

O dia de hoje marca ainda o encerramento da novena que teve início em 3 de fevereiro. Fiéis no mundo todo foram convidados a participar, unindo-se em oração. Houve a possibilidade de acompanhar a missa e o terço da TV Lourdes.

Aparição de Nossa Senhora de Lourdes

Há 162 anos, a jovem Bernadete, acompanhada por sua irmã e uma amiga, estava em Massabielle para recolher lenha. Tirando as meias para atravessar o riacho e entrar na gruta, ouviu um barulho como uma rajada de vento. Levantou a cabeça em direção à gruta e viu “uma senhora vestida de branco” que “usava um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa amarela em cada pé”.

A pequena camponesa fez o sinal da cruz e recitou o Terço com a Senhora. Depois, uma vez terminada a oração, a Senhora desapareceu de repente. Seguiram-se mais 17 aparições, até o dia 16 de julho de 1858.

“Eu sou a Imaculada Conceição”

Revelando-se como a Imaculada Conceição, Maria, Mãe de Jesus, quis explicar que todo seu ser consiste em conceber o Filho de Deus, em ser toda para Ele. “Por isso ela é Imaculada, habitada por Deus”, explica o site do Santuário de Lourdes.

“Assim, a Igreja e todo cristão devem deixar-se habitar por Deus para se tornar, por sua vez, imaculados, radicalmente perdoados e agraciados para que também possam ser testemunhas de Deus.”

Fonte: Canção Nova