Cotidiano

Em 2017, ouvidoria do governo federal recebeu 170 manifestações de Macapá





 

Reclamações, denúncias e solicitações estão entre os temas recebidas pelo governo federal. Administração da cidade foi o principal motivo das manifestações.

 

A capital amapaense, Macapá, recebeu cerca de 170 manifestações registradas no sistema de ouvidorias do poder executivo federal em 2017. Os dados constam no Painel dos Municípios, uma ferramenta lançada pela Controladoria-Geral da União (CGU) que reúne informações sobre fiscalização, transparência pública, ouvidoria, punições a empresas e demografia de todos os municípios do país.

De acordo com o órgão, o objetivo da ferramenta é possibilitar uma visão geral da situação dos entes aos prefeitos, aos gestores municipais e a sociedade. Através dela, a sociedade pode pesquisar, examinar e comparar indicadores municipais.

Entre as principais manifestações referentes a Macapá estão: denúncia, reclamações, elogios, sugestões e solicitações. Dessas categorias, o maior índice foi registrado em solicitações, com 81 manifestações. Em seguida aparece as reclamações, com 45 registros e denúncias, com 38 manifestações.

De acordo com o Painel dos Municípios, 2017 foi o ano que Macapá recebeu mais manifestações. Em 2016, foram registrados 100 casos e em 2015 apenas 31 registros.

Das 170 manifestações registradas na ouvidoria, 56 estão relacionadas a administração da cidade. Outros 33 registros à Educação, 6 sobre Comércio e Serviços e 6 sobre outros assuntos. Além disso, 54 manifestações não informaram o tema para ouvidoria.

Na avaliação geral de transparência, Macapá recebeu 7,2 em 2017.

Em 2018 ainda não houve registros de manifestações no sistema de ouvidorias. Vale ressaltar que o município faz parte do programa de fortalecimento das ouvidorias, cujo objetivo é aperfeiçoar a gestão de processos e a atuação integrada das ouvidorias com o intercâmbio de informações.

Transferências de recursos

No Painel dos Municípios é possível acompanhar a transferência de recursos federais. Macapá recebeu R$ 469.953.127,52 em recursos, divididos entre convênios e programas sociais, ocupando o 36º/5.557 lugar no ranking de transferência dos municípios. Além disso, Macapá foi a que mais recebeu recursos entre os municípios amapaenses.

Segundo o Painel dos Municípios, em 2017 a capital amapaense possuía 1.800 convênios ativos e 33.366 beneficiários de programas sociais, entre eles o Bolsa Família e o Seguro Defeso.

As informações podem ser consultadas na ferramenta através do endereço eletrônico http://paineis.cgu.gov.br/index.htm. O interessado deve informar qual cidade deseja obter informações.

 Redação