Economia

Começou a funcionar o AntecipaGov





Os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal já podem solicitar a antecipação de crédito

Os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal já podem solicitar a antecipação de crédito no valor máximo de 70% do que ainda têm a receber. Nesta segunda-feira (8), começou a funcionar o AntecipaGov, programa de antecipação de recebíveis do Governo Federal.

O valor dos contratos vigentes celebrados com órgãos da Administração Pública Federal que utilizam a plataforma Comprasnet é de aproximadamente R$ 65 bilhões. Se todos os fornecedores solicitassem a antecipação máxima de créditos, cerca de R$ 45 bilhões seriam injetados na economia.

“Esta é uma iniciativa que pode restaurar a saúde financeira de muitas empresas que sofreram perdas devido à Covid-19”, afirmou Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia. “Sabemos que as micro e pequenas empresas são mais vulneráveis às oscilações econômicas e esperamos que esta modalidade de antecipação de créditos as auxilie neste momento”, reiterou o secretário, apontando as principais qualidades do programa: “As operações de crédito acontecem de maneira ágil, inovadora, transparente e segura”.

Na prática, o AntecipaGov permite que fornecedores utilizem os contratos administrativos como garantia para fazer empréstimos e financiamentos em instituições financeiras credenciadas pelo Ministério da Economia. Até o momento, 11 instituições financeiras estão credenciadas e podem oferecer empréstimos por intermédio do programa. Dessas 11, duas são gestoras de plataformas de crédito, que congregam, cada uma, dezenas de instituições.

Com informações do Ministério da Economia