Política

TRE/AP cassa mandato do vereador Anderson Almeida





Nesta segunda-feira, 14, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) decidiu pela cassação do mandato do vereador do Município de Santana/AP Anderson Almeida. A decisão é baseada na denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral contra o vereador pela prática de abuso do poder econômico e político nas eleições de 2016.

Na denúncia consta que Anderson Almeida construiu, por conta própria, um galpão público na área portuária de Santana com o intuito de influenciar o eleitorado mostrando associação de obras recentes ao candidato. Segundo o MP Eleitoral, essa obra próxima do período eleitoral demonstra que o candidato tinha intenção de angariar votos para as eleições na qual concorreria.

Ainda segundo o órgão que realizou a denúncia, a conclusão obra representa “benefício eleitoreiro”, tendo em vista a importância do galpão para as atividades comerciais da comunidade da área portuária de Santana. Ainda assim, a ampla divulgação da inauguração da obra em ano de eleição é de responsabilidade do próprio vereador cassado.

Com a cassação do mandato, o TRE/AP determinou que Anderson Almeida está inelegível por oito anos a contar da eleição de 2016.