Cotidiano

Amapaense preso em Londres com 100 cápsulas de cocaína no estômago é condenado





Natural de Macapá, homem de 31 anos foi detido na véspera de Natal no aeroporto da capital inglesa antes de embarcar para São Paulo. Pena é de 4 anos e 2 meses.

A Justiça inglesa condenou a 4 anos e 2 meses de prisão um brasileiro natural de Macapá, capital do Amapápreso em 24 de dezembro no aeroporto de Londres com 100 pacotes de cocaína no estômago. Ele foi detido antes de embarcar num voo para São Paulo. 

O exame de raio-x identificou as cápsulas engolidas. O entorpecente pesava cerca de um quilo. Após a prisão, confessou o crime, segundo a National Crime Agency, a agência britânica de combate ao crime organizado. 

Nas redes sociais, o acusado se apresenta como garoto de programa. Ainda de acordo com a NCA, ele se declarou culpado, mas a corporação não deu mais detalhes sobre quem ordenou e quem seria o destinatário do entorpecente, avaliado em 80 mil libras, cerca de R$ 600 mil. 

A condenação do brasileiro foi em 28 de janeiro por um juiz do Tribunal Isleworth Crown. Por ter confessado o crime, teve a pena reduzida em um terço.

“Esse era um método de contrabando incrivelmente perigoso. Se algum desses pacotes tivesse se dividido, as consequências poderiam ter sido fatais", declarou Ian Truby, gerente de operações da NCA Heathrow. 

O oficial ainda detalhou que brasileiros são usados como "mulas" pelo crime organizado para transporte de drogas entre países. 

“Ele era um elo importante na cadeia dos produtores e cartéis na América do Sul até as gangues de rua do Reino Unido que vendem essas drogas", completou Ian Truby.

Fonte: G1 Amapá