Saúde

Com 75% da obra concluída, novo espaço da Unacon vai garantir qualidade assistencial aos pacientes





A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) coordenou uma visita às obras de reforma e adaptação do espaço para onde será transferida a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), nesta sexta-feira, 5. O novo ambiente vai fortalecer a assistência oncológica e proporcionar atendimento mais humanizado e melhor ambiente de trabalho aos profissionais.

Com 75% das adaptações prontas, a previsão é de que em um mês tudo esteja concluído. O espaço vai contar com enfermarias de observação com 10 leitos e 10 poltronas, sala com três leitos de estabilização para pacientes críticos e/ou graves. Além do pronto atendimento para situações de urgência oncológica, quimioterapia, consultórios médicos, entre outros.

"A ambiência é um dos pontos importantíssimos que agregam a questão da qualidade assistencial. Este espaço terá melhor estrutura que vai também se traduzir em melhor assistência. O tratamento dos pacientes oncológicos é uma das nossa maiores prioridades, e isso é mais uma resposta que a gente dá para sociedade que tanto precisa", destacou o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.

Todos os serviços ofertados na atual Unacon, que funciona no segundo andar do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) serão disponibilizados em um local completamente reformado e revitalizado. Além de mais amplo, a sua localização - ao lado da nefrologia onde já funcionou o Centro Covid 1 - também vai proporcionar melhor acesso aos pacientes que já aprovaram o novo ambiente.

O grupo de Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Pouva), acompanhou a visita e a presidente, Leia Learte, falou da expectativa pela entrega do prédio que será mais amplo e que vai gerar melhor acolhimento para os pacientes que fazem tratamento de câncer.

"Esse novo espaço vai facilitar muito a nossa vida. O secretário é bem flexível conosco, sempre nos atende, por isso estamos aqui nesta visita técnica que já nos dá esperança de dias melhores neste espaço bem adaptado. Considero como um grande avanço para a melhora do nosso atendimento", declarou Leia.

O secretário Juan Mendes reforçou o empenho e o compromisso do Governo do Estado para fortalecer o atendimento oncológico no Amapá, cujo processo de levantamento geofísico, é a única diligência que falta ser cumprida para a instalação da radioterapia no Amapá.

"O Ministério da Saúde tem nos apoiado com relação a implantação da radioterapia, tão logo seja concluído o levantamento geofísico, vai nos ajudar tanto na construção quanto na instalação desse serviço. Paralelo a isso, também finalizamos o projeto do Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que vai representar um marco assistencial para os pacientes oncológicos", reiterou.

Além da equipe técnica da Sesa e da Seinf, a visita também foi acompanhada por membros do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Fonte: Portal Governo do Amapá