Saúde

Dia Mundial do Câncer: Prevenção pode salvar vidas





 

No Dia Mundial do Câncer, comemorado nesta quinta-feira (4) a Secretaria de Municipal de Saúde de Macapá (Semsa), reafirma o seu compromisso com a saúde da população. A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica que é muito importante buscar um atendimento médico para o diagnóstico precoce do câncer. O diagnóstico realizado na fase inicial da doença, aumenta as chances de cura.

“Sabemos que são muitos os desafios a serem vencidos e que os pacientes diagnosticados com câncer encontram dificuldades na busca por tratamento. Mas a Rede Municipal de Saúde tem proporcionado às pessoas atendimento médico e exames de qualidade e caso seja diagnosticada a doença, o paciente será encaminhado para os órgãos de saúde especializados para iniciar tratamento”, enfatiza Karlene.

A coordenadora de Atenção Básica da Semsa, Ediane Andrade, reforçar que a prevenção é melhor caminho. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, participe da campanha do Dia Mundial do Câncer, procure nossas UBSs, marque uma consulta e realize os exames de rotina. O atendimento médico é o primeiro passo para saber se sua saúde corre riscos e a prevenção é o melhor caminho no combate câncer”, afirma a coordenadora.

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer. É uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença.

Dados do Inca

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa para o triênio 2020-2022 é de que ocorrerão 625 mil novos casos de câncer, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, que serão cerca de 450 mil.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Saúde de Macapá