Política

O que você precisa saber sobre os candidatos a presidente da Câmara e do Senado





A Câmara e o Senado vão eleger nesta segunda-feira (1) seus novos presidentes em uma disputa em que os dois candidatos do Planalto despontam como favoritos, o deputado Arthur Lira (PP-AL), e o senador Rodrigo Pacheco(DEM-MG). Mas quem são, como votam, o que propõem, a que acusações respondem, como gastam os recursos públicos, que transparência dão aos seus mandatos e qual o patrimônio declarado por cada um dos oito parlamentares que concorrem na Câmara e dos quatro que disputam no Senado?

Radar do Congresso, banco de dados do Congresso em Foco, reúne todas essas informações sobre todos os 594 congressistas. Acesse os links abaixo para consultar as informações sobre os 12 postulantes ao comando das duas Casas legislativas (lista em ordem alfabética):

CÂMARA

Alexandre Frota (PSDB-SP)

Carioca, 57 anos, está no primeiro mandato federal. É um dos vice-líderes do PSDB na Câmara. 

André Janones (Patriota-MG)

Natural de Ituiutaba, 37 anos, é advogado. Exerce o primeiro mandato. 

Arthur Lira (PP-AL)

Nascido em Maceió, 51 anos, é líder do PP e do Centrão. É empresário, advogado e agropecuarista. Tem apoio do presidente Jair Bolsonaro e 11 partidos. 

Presidente do MDB, Baleia assina reforma tributária idealizada pelo economista Bernard Appy<div class='fotografo'>Luis Macedo/Ag. Câmara</div>

Baleia Rossi (MDB-SP)

Paulistano, 48 anos, é presidente e líder do MDB. No segundo mandato, é apoiado por Rodrigo Maia e 11 partidos. 

Fábio Ramalho (MDB-MG)

Nascido em Brasília há 59 anos, é empresário e vice-líder do MDB. No quarto mandato, foi vice-presidente da Câmara no biênio anterior. 

General Peternelli (PSL-SP)

Natural de Ribeirão Preto, 66 anos, é general do Exército, administrador de empresas e professor. Está no primeiro mandato político. 

Luiza Erundina (Psol-SP)

Paraibana de Uiraúna, 87 anos, é assistente social. Foi a primeira prefeita da história de São Paulo e ministra da Secretaria de Administração Federal no governo Itamar Franco. Está no sexto mandato de deputada federal.

Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Gaúcho de São Leopoldo, 36 anos, é cientista político e jornalista. Exerce o primeiro mandato federal, depois de ter sido deputado estadual. Ex-líder do Novo. 

 

 

SENADO

Jorge Kajuru (Cidadania-GO)

Paulista de Cajuru, 60 anos, é radialista esportivo, apresentador de TV e empresário. Ex-vereador em Goiânia, está no primeiro mandato federal. 

Major Olimpio (PSL-SP)

Natural de Vicente Venceslau, 58 anos, é policial militar. Foi deputado estadual e federal. É líder do PSL no Senado. 

Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Nascido em Porto Velho, 44 anos, é advogado e empresário. Foi deputado federal. Lançado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é apoiado pelo Palácio do Planalto e vários partidos.

Simone Tebet (MDB-MS)

Natural de Três Lagoas (MS), 50 anos, é advogada e professora de Direito. Foi prefeita de seu município natal e vice-governadora do estado. É presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Lançada pelo MDB, perdeu apoio do partido na última semana. Concorre de maneira avulsa. 

A sessão para votação no Senado começará às 14h no Senado. Já na Câmara, os trabalhos só deverão ser abertos às 19h. 

Fonte: Congresso em Foco