Cotidiano

Confira o que funciona no Amapá durante o feriado





 

Alguns órgãos só voltam a funcionar na quarta-feira (2). Os serviços de urgência, emergência e considerados de utilidade pública, terão o expediente normal.

 

O feriado referente ao Dia do Trabalhador é celebrado nesta terça-feira, 1° de maio. Por conta disso, alguns órgãos públicos não terão expediente e outros estarão funcionando em regime de plantão, com os serviços de urgência e emergência.

Na área da saúde, estarão funcionando durante 24h, o Hospital de Emergência (HE), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Pronto Atendimento Infantil (PAI) Banco de Leite Humano (BLH), Hospital Estadual de Santana, Hospitais de Laranjal do Jari e de Oiapoque, Unidade Mista de Saúde dos municípios do interior, UPA Zona Norte, Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), SAMU e Nefrologias.

Os centros de Referência Doenças Tropicais (CRDT), de Reabilitação do Amapá (CREAP), em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Amapá (Cerpis), e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), voltam às suas atividades na quarta-feira (2).

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) funcionará na segunda-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas, abrindo para doações de sangue das 7h30 às 12h30min.

Serviços

Como em todos os feriados, o transporte público coletivo adota a tarifa social. Dessa forma, p preço da passagem custará a metade do valor da tarifa vigente, e será de R$ 1,60.

Também não haverá atendimento ao público nas Unidades do Judiciário do Amapá. A Justiça amapaense funcionará em regime de plantão durante a data. De acordo com o Tribunal da Justiça do Amapá (Tjap), os prazos processuais e administrativos com início e fim nos dias 30 e 1°, ficam prorrogados de forma automática para 2 de maio, data em que o expediente retomará a sua normalidade.

Os atendimentos referentes à entrega de documentos para a transposição federal, estabelecida na Emenda Constitucional (EC) 98, permanecem nesse feriado, conforme informou o Governo do Estado do Amapá (GEA). Os serviços estão disponíveis no prédio da Superintendência de Administração do Ministério do Planejamento no Amapá (Samp) e em uma das unidades da rede Super Fácil, localizada no Buritizal, entre 8h e 18h.

Comércio

Segundo a Fecomércio Amapá, o comércio funcionará de forma diferenciada no Dia do Trabalhador. O funcionamento do setor nos feriados é estabelecido através de um acordo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre os sindicatos patronais e laborais.

Os segmentos comerciais que não irão funcionar neste feriado entre 08h e 13h são: materiais de construção, elétricos, hidráulicos, representantes comerciais, calçados, empresas dos ramos de materiais de escritório e papelaria, lojas, móveis e eletrodomésticos.

Já o segmento de varejo de gêneros alimentícios funciona entre 7h e 22h.

Nos shoppings centers, as empresas de calçados, empresas dos ramos de materiais de escritório e papelaria, lojas, móveis e eletrodomésticos, terão expediente de 12h às 22h.

Segundo a Fecomércio, os serviços de varejo de produtos farmacêuticos não possuem um horário de funcionamento definido, pois são consideradas atividades econômicas essenciais e de utilidade pública.

 Da Redação