Colunas

Previsão de alta do dólar preocupa brasileiros





 

Aumento dos juros nos Estados Unidos e as incertezas eleitorais no Brasil são alguns dos motivos para a valorização do dólar frente ao real, aponta economista.

 

O aumento expressivo no preço do dólar deixou muitos brasileiros preocupados. Somente nesta semana, o dólar turismo chegou a R$ 3,90, considerado um dos mais altos nos últimos dias. Esse aumento tem assustado principalmente os brasileiros que estão com viagem marcada para o exterior.

De acordo com economistas, o aumento pode comprometer a viagem dessas pessoas. Pensando nisso, eles aconselham que aqueles que possuem viagens marcadas, é melhor comprar os dólares aos poucos.

Com a possiblidade do Banco Central dos Estados Unidos aumentar os juros, a corrida de dólares seria grande dos países emergentes para os EUA. A dica dos especialistas seria comprar U$$100 por dia, assim no final do mês teria a possibilidade de ter quase U$$3000.

Além disso, economistas avaliam que o problema político do Brasil acaba pressionando a instabilidade da economia. 

“As incertezas internas e externas devem se acentuar. Lá fora, há perspectiva de que o dólar continue com valorização moderada. Aqui, se refletirão cada vez mais as indefinições políticas”, afirmou o economista e sócio da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto, em entrevista ao Poder360.

Segundo o economista, o país não está bem preparado para lidar com a saída da moeda estrangeira e consequente desvalorização do real. “O Brasil tem problemas fiscais muito sérios, acumulados de vários anos (…). Não está preparado para absorver essa mudança de panorama externo.”

Além disso, especialistas também alertam para as compras em cartões de créditos pré pagos no exterior, com tantas delações em curso no Brasil, a tendência seria subir o dólar ainda mais, uns apostando em R$ 4,00 este ano, isso causaria um grande problema para pagar as taxas do cartão. Então todo cuidado seria pouco.  

 Redação