Cotidiano

PNAD Contínua: Amapá apresenta redução no uso da internet





 

De acordo com dados do IBGE, essa redução do uso da internet domiciliar é visível na comparação entre os anos de 2016 e 2017.

 

Nesta última quinta-feira, 26 de abril, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou dados de mais uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua). As informações levantadas pelo Instituto apontam que no período de 2016 e 2017, o uso da internet reduziu em domicílios do Amapá.

De acordo com o IBGE, o percentual domiciliar do acesso à internet pelo telefone celular, por microcomputadores e na TV apresentou redução nos últimos dois anos no estado. Em 2016, esse percentual era de 95,4%, para uso da internet no celular; 39,6% em microcomputadores; e 96,6% em televisores, considerando as residências que possuíam esses equipamentos naquele ano.

Já em 2017, esse mesmo indicador aponta que o acesso domiciliar à internet por telefone celular alcançou 94,3%; 35,6% em microcomputadores; e 95,4% em televisores, considerando as residências que tinham posse desses bens e serviços naquele ano.

Outro indicador apresenta o acesso à internet a cada mil domicílios. De acordo com dados da PNAD, em 2016, a cada mil domicílios amapaenses, 60 possuíam acesso à internet no microcomputador; 145 possuíam acesso pelo telefone celular; e 17 a cada mil domicílios possuíam acesso à internet pela televisão.

Ainda neste mesmo indicador, o IBGE aponta que no ano de 2017, pelo menos 59 a cada mil domicílios possuíam acesso à internet pelo microcomputador; 157 pelo telefone celular; e 16 domicílios amapaenses, a cada mil, possuíam acesso à internet pela televisão.

A PNAD Contínua divulgada pelo IBGE, também aponta indicadores relacionados a posse de bens como o telefone celular, televisores e geladeiras. Segundo os dados, no ano de 2016, a cada mil domicílios, 197 possuíam pelo menos um celular; 200 domicílios possuíam televisão; e 197 possuíam ao menos uma geladeira.

Em 2017, esse mesmo indicador da pesquisa apresenta aumento para esses mesmos bens. No ano passado, a cada mil domicílios amapaenses, 199 possuíam telefone celular; 202 possuíam televisores; e 202 possuíam pelo menos uma geladeira.

PNAD Contínua

A Pesquisa nacional por Amostra de Domicílio obtém informações anuais sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios, e, com periodicidade variável, informações sobre migração, fecundidade, nupcialidade, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.

Temas específicos abrangendo aspectos demográficos, sociais e econômicos também são investigados.

Nathan Oliveira