Cotidiano

AP proíbe shows em restaurantes, competições esportivas, e restringe atividades até 22h





Em meio a 2ª onda da Covid-19, medidas que atingem atividades econômicas e sociais valem durante 7 dias, a partir de quarta-feira (20).

O governador do AmapáWaldez Góes (PDT), anunciou pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (19) que restringe, a partir de quarta-feira (20), o horário de funcionamento de atividades econômicas e sociais com foco em evitar a propagação do novo coronavírus. Os estabelecimentos só podem atender até 22h. O gestor também informou que proibiu atividades esportivas que gerem aglomeração e ainda shows de música e pista de dança em restaurantes

Aas regras valem por uma semana, a partir de quarta, até o dia 26 de janeiro, próxima terça-feira.

Continuam sem poder funcionar os bares, boates, clubes de recreação, teatros, casas de shows, balneários e clubes sociais. O governo mantém ainda a proibição de circulação em logradouros a públicos após às 22h

No decreto anterior, não havia restrição de horário de funcionamento dos empreendimentos. Em Macapá, por exemplo, conforme decreto em vigor desde sábado (16), os restaurantes e academias têm como horário limite 23h. 

As medidas são adotadas após a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) anunciar que o estado entrou na 2ª onda da pandemia. Nesta terça também aconteceu uma videoconferência com participação dos prefeitos amapaenses, onde foram apresentados os dados da situação epidemiológica do estado dos últimos dias. 

"O cumprimento de cada um de nós às medidas de prevenção é fundamental para proteger a vida de todos nós. Conto com vocês", citou o gestor, pelas redes sociais. 

Quanto às atividade esportivas proibidas, são atingidos até mesmo os jogos oficiais: não pode haver competições de esportes coletivos e eventos em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas, praças e/ou qualquer atividade esportiva que provoque aglomeração de pessoas. 

Em relação aos eventos em restaurantes, lanchonetes e similares, só foram permitidas apresentações em voz e violão. Não podem ocorrer apresentações de banda e som mecânico, e nem a abertura ou a improvisação de pista de dança. 

O decreto também prevê que os servidores públicos de órgãos não essenciais, como são os de saúde e segurança pública, devem permanecer em regime de teletrabalho. 

O governo frisa no decreto que as demais atividades não mencionadas devem ser reguladas pelos municípios, de acordo com a classificação de risco de cada um. 

Fonte: G1 Amapá