Saúde

SVS descarta casos de meningite em bairro de Macapá





 

A Secretaria de Vigilância foi acionada após a morte de uma pessoa com suspeitas da doença no local.

 

Após duas semanas monitorando uma das áreas de pontes na 18° avenida do bairro do Congós, localizado na zona Sul de Macapá, a Secretaria de Vigilância Sanitária do Amapá (SVS), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES), descartou os casos suspeitos de meningite no local.

O acompanhamento foi realizado após a informação de que um dos moradores teria morrido no dia 5 de abril, vítima da doença e que outras pessoas poderiam ter sido infectadas. Todos os casos suspeitos foram descartados com a apresentação do laudo epidemiológico. Durante esse período, a SVS e junto ao CES alertou a população sobre os cuidados e esclareceu dúvidas a respeito da doença.

O Governo do Estado do Amapá (GEA) notificou a Prefeitura de Macapá ao constatar que na área monitorada falta limpeza e não há um trabalho de vigilância. Em nota, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) informou que até às 10h da sexta- feira (20) não tinha sido notificada sobre nenhuma falta de limpeza na cidade. De acordo com a Semur, a coleta domiciliar, sobretudo nas áreas de ressaca da capital, já foram normalizadas. A secretaria alegou ainda que faz a sua parte e pediu contribuição da sociedade para a manutenção dos espaços públicos da cidade.

A meningite é causada por uma bactéria denominada de Neisseriameningitidis, a qual possui 12 tipos diferentes de sorogrupos. Aqui no Brasil os sorogrupos B, C, W e Y são os principais responsáveis pelos casos da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano passado foram registradas 17.347 ocorrências de meningite no Brasil, desse total, 312 resultaram em óbito. Em relação a 2016, tanto o número de casos quanto o número de mortes decorrentes da doença, diminuíram.

Um estudo realizado por uma rede de médicos internacionais, apontou que a cada oito minutos uma pessoa no mundo morre vítima da doença meningocócica, um dos tipos de meningite. Aqui no Brasil cerca de 23% dos pacientes não resistem, ou quando conseguem sobreviver ficam com alguma sequela.

Febre, náuseas, rigidez de nuca ou manchas avermelhadas na pele, vômitos e dor de cabeça são alguns dos sintomas que a meningite apresenta. Uma das principais formas de prevenção da doença é se vacinar, o Ministério da Saúde distribui anualmente doses da vacina para todos os estado do país.

Em Macapá, a dose para a meningite C está disponível em todas as unidades básicas de saúde desde o dia 20 de março. A expectativa é que esse ano cerca de 37.766 mil crianças e adolescentes sejam imunizados.

 Michelle Silva