Política

Oposição teme que bolsonaristas copiem tentativa de golpe pró-Trump





A invasão ao Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do presidente Donald Trump na tarde desta quarta-feira (6), repercutiu entre os congressistas brasileiros. Nas redes sociais, alguns deputados lembraram o apoio que o presidente americano tem do presidente Jair Bolsonaro. "Espera-se que o golpismo de Trump seja exemplarmente punido, até para que não seja copiado para outros países...", manifestou um parlamentar.

Lula falou que "para o Brasil, é um alerta sobre o que ainda pode acontecer de pior aqui, se não for contido o autoritarismo de Bolsonaro e suas milícias, se continuarem sendo toleradas as violações à liberdade e aos direitos".

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, também comentou sobre o caso:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) também se manifestou.

As imagens vistas de invasão ao Congresso Nacional americano, na tarde dessa quarta-feira (6), em uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições por parte de um grupo, são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade.

O Senado Federal brasileiro acompanha atentamente o desenrolar desses acontecimentos, enviando aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio. Defendo, como sempre defendi, que a democracia deve ser respeitada e que a vontade da maioria deve prevalecer.

Davi Alcolumbre 
Presidente do Congresso Nacional

Fonte: Congresso em foco