Saúde

“Vírus H2N3 não existe”, explica Lacen Amapá





(Foto: divulgação) 

O áudio que circula em redes sociais e que confirma um caso de H2N3 no estado é fake News.

 

O áudio que tem circulado nas redes sociais sobre um possível caso de H2N3 confirmado aqui no Amapá, tem assustado diversas pessoas. Na verdade, trata-se de mais uma das fakes News (notícias falsas) criadas nesse “universo” das mídias. Andreia Santos, farmacêutica no Laboratório de Virologia do Estado, esclareceu o assunto.

O áudio tem a duração de 40 segundos, onde uma mulher alega que o vírus H2N3 tinha chegado a Macapá e uma enfermeira teria sido infectada. Andreia Santos contesta: “o vírus H2N3 não existe, o que existe é o vírus influenza H3N2. Esse ano ainda não tem nenhum caso notificado do vírus no Amapá”, esclareceu.

O vírus influenza H3N2 é um dos subtipos da influenza A, é responsável por causar pneumonia viral e agravar o caso de pessoas com mobilidade. Os sintomas dos subtipos de H3N2 e H1N1 são basicamente os mesmos, cansaço, dor de cabeça e infecção na região nasal. No período chuvoso, os riscos de contrair o vírus aumentam.

Além da vacina, que é uma forma de prevenção, Andreia Santos dá outras dicas para combater a doença. “A prevenção envolve principalmente evitar as aglomerações em locais muito fechados, e também praticar a etiqueta respiratória. Lavar as mãos, evitar tocar o nariz, olhos e a boca. Para a pessoa que já está doente, ela deve evitar espirrar nos antebraços e lavar sempre as mãos”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 7 de abril, 71 casos da A/H3N2 já tinham sido registrados e 12 óbitos confirmados. Contra 116 casos e 16 óbitos causados pelo vírus influenza A H1N1. No ano passado, o vírus influenza A/H3N2 teve mais ocorrências no país, com mais de 2.691 casos e 498 óbitos.

Dentre os três tipos de vírus influenza, classificados em A, B e C, o mais perigoso é o A, grande responsável pelos surtos de epidemias no país. A partir do dia 23 de Abril, uma campanha de vacinação será iniciada no Amapá.

Michelle Silva