Cotidiano

Amapá ganha primeiro Centro de Atendimento ao Turismo





(Foto: Fecomercio)

 

Nesta sexta-feira (13), acontece o lançamento do projeto Centro de Atendimento ao Turismo (CAT), com a inauguração do primeiro ponto de atendimento. A iniciativa é resultado do Programa de Orçamento Participativo (POP), da Fecomércio AP. O evento será realizado na Praça Beira Rio, em frente ao Hotel Macapá, a partir das 18h.

A proposta do CAT é realizar a instalação de contêineres reformados em praças e outros pontos estratégicos, onde há maior circulação de pessoas e nos locais mais frequentados pelos visitantes do estado. No local do evento, já há um primeiro contêiner, instalado na orla de Macapá, em frente ao Rio Amazonas, por ser um cartão-postal da capital e do estado, além de ser um local bastante visitado por turistas.

O objetivo é, através da ferramenta, fortalecer o ramo turístico no estado. Além disso, os contêineres darão suporte às pessoas que estão de passagem pelo estado, possibilitando uma melhor experiência com os locais e serviços amapaenses. “No CAT os visitantes poderão buscar informações sobre hotéis, restaurantes, pontos turísticos, transportes, entre outros”, informou o sistema Fecomércio em publicação oficial.

O projeto visa ainda fomentar a comercialização de artigos e objetos produzidos em âmbito local. Essa estratégia contribui para a circulação de mais recursos financeiros oriundos do turismo no Amapá. “No local também irá funcionar uma pequena loja para a venda de lembranças do Estado, tudo com ajuda de atendentes fluentes em idiomas como inglês, francês e espanhol”, informou a Fecomércio.

Inicialmente, foram investidos no projeto cerca de R$ 44 mil, oriundos do projeto da Fecomércio, que reúne investimentos de sindicatos patronais de acordo com seus segmentos. Neste evento, quem estará à frente será o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur).

Número de turistas

Neste ano, o município de Macapá entrou para lista de principais destinos turísticos brasileiros. Na plataforma “MTur Destinos”, a capital se juntou a outras 168 cidades, cujas informações foram disponibilizadas através de um banco de imagens.

O último relatório sobre a chegada de turistas ao Brasil pelo Amapá foi divulgado em dezembro de 2017. O documento do Ministério do Turismo (MTur) aponta que naquele ano, 25.425 turistas estrangeiros visitaram o estado. Destes, 2.791 por via terrestre, 44 por via aérea e 22.634 por via fluvial. Em 2016, 16.507 turistas adentraram o país pelo território amapaense, sendo 44 por via aérea, 271 por via terrestre e 16.272 por acesso fluvial.


Da Redação