Saúde

No AP, 67 casos de Meningite foram notificados nos últimos quatro anos





(Foto: divulgação)

Nesta última quarta-feira, 11 de abril, a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) apresentou ao Jornal do Dia um levantamento relacionado aos casos de Meningite no estado nos últimos quatro anos. De acordo com os dados, de janeiro de 2015 até os primeiros meses deste ano, 67 casos de Meningite foram notificados em todos os 16 municípios.

De acordo com a SVS, nos primeiros quatro meses de 2018, 03 casos da doença foram notificados no Amapá. Destes, apenas 01 foi notificado por clínica (meningite causada por bactérias não específicas). Dos demais, 01 aguarda exame e outro foi descartado.

Durante todo o ano de 2017, 17 casos de meningite foram notificados no estado. Destes, 16 foram em Macapá e 01 em Laranjal do Jari. Segundo a SVS, do total, 02 casos foram notificados por clínica e 02 por menigoncócico (bactérias).

Em 2016, foram notificados no município de Macapá 13 casos da doença e 01 em Santana. Destes 14 casos, quatro foram encerrados por clínica e os demais casos foram descartados.

Já no ano de 2015, os municípios de Macapá, Santana, Pedra Branca e Laranjal do Jari foram notificados com 28, 01, 01 e 03 casos de meningite, respectivamente. Do total de 33 casos, 06 foram por clínica e os demais foram descartados.

Investigação Epidemiológica

Nesta última semana, equipe técnica da SVS realizou uma investigação epidemiológica no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. O objetivo da ação foi de apurar quatro casos suspeitos de meningite, a pedido da comunidade local e do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Segundo a assessoria de comunicação da Superintendência, outros moradores da região também apresentaram sintomas da doença como calafrios, conjuntivite, dificuldade respiratória, dores no corpo, febre, manchas vermelhas no corpo, tosse seca e vômito. De Acordo com a SVS, a sujeira encontrada em uma área de ponte do bairro, facilita o surgimento de doenças, incluindo as relacionadas ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), confirmadas posteriormente pelo Jornal do Dia, o município de Macapá foi notificado em relação a situação encontrada no local. A SVS alertou sobre a importância do trabalho de prevenção das prefeituras no controle de doenças.

Meningite

A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente. Segundo informações do Hospital Israelita A. Einstein.


Nathan Oliveira