Educação

Prazo de solicitação de isenção e justificativa de ausência foi prorrogado





 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou até o próximo domingo (15) de abril, os prazos para solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo que iniciou no último dia 29, inicialmente encerraria na próxima quarta-feira (11).

O participante que se enquadra nos critérios para o não pagamento da taxa de inscrição deve acessar o Sistema de Isenção e clicar em Isenção 2018. E para aqueles que querem justificar a falta, a justificativa deverá ser feita no endereço na página do participante, no site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem[C1] ).

Vale ressaltar que tanto a justificativa, quanto o pedido de isenção deverão ser feitos dentro do período estipulado pelo Ministério da Educação (Mec), que informou que solicitações feitas posteriormente não serão aceitas. Os candidatos deverão ler o edital onde estão listadas as regras para participação nos recursos.

O resultado da solicitação de isenção deverá ser divulgado na Página do Participante em 23 de abril. O período de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o candidato poderá apresentar novos documentos. Se o recurso for negado, o interessado em fazer o Enem 2018 poderá fazer a inscrição em maio, e pagará a taxa de R$ 82. Quatro perfis serão beneficiados pela gratuidade, sendo um deles inédito.

Aqueles que justificarem a falta, receberão o resultado via e-mail e/ou via SMS nos números informados pelo participante. Os candidatos também poderão consultar o resultado também pela página do participante. Caso a justificativa de ausência não seja aprovada, o participante poderá solicitar recurso, no prazo máximo de cinco dias, pelo mesmo endereço de web.

Outra regra importante é que todos os candidatos interessados em prestar o exame, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Pois, o pedido e a aprovação, ou não, da isenção não garante a inscrição automática na prova. Essas mudanças foram anunciadas pelo Mec nas últimas semanas e fazem parte do novo modelo do Enem para este ano.

 
Luciana Cordeiro