Cotidiano

Município de Ferreira Gomes está em estado de atenção





Resultado de imagem para ferreira gomes ap

O Município de Ferreira Gomes está em estado de atenção desde o ultimo sábado (7), quando as fortes chuvas que vem atingindo o estado provocaram uma enchente no Rio Araguari que atingiu casas no município que fica a 130 quilômetros da capital do estado.

Cerca de 30 famílias foram retiradas de suas residências, todas do bairro Matadouro, e foram acomodadas na casa de parentes e amigos. A defesa civil está no local para monitorar o nível do rio através de uma régua de monitoramento de maré, segundo informações, o nível da água está próximo as ultimas linhas da régua, que apontam estado de alerta e emergência.

Além da Defesa Civil do municipal, estão atuando no município a  Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec). Segundo a Capitã Ana, no domingo (08) foi constatada uma diminuição no volume do rio, “Desde domingo já está sendo verificada uma baixa na maré, e de hora em hora as hidrelétricas e o município enviam informações para a defesa civil do estado”, disse a capitã.

Porém, a previsão é de que o município permaneça em estado de atenção e continue o monitoramento na área, pois ainda há risco de chuvas nos próximos dias no estado. As hidrelétricas, tem estações de monitoramento e a qualquer momento enviam o alerta para a defesa civil monitorar.   Segundo as informações, se o nível chegar a um estado de emergência, a defesa civil do estado deverá começar a atuar na área.

“Do estado mesmo ainda não tem ninguém, o próprio município está conseguindo resolver a situação. Se o município chegar no nível de alerta, de precisar de ajuda, aí entra a defesa civil(do estado), o corpo de bombeiros e outros órgãos do governo”, informou a capitã.

Vale ressaltar que a defesa civil do estado já esteve no município para verificar a situação do local. Há também a possibilidade de que as usinas hidrelétricas de Cachoeira Caldeirão, Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, estejam influenciando no aumento do volume da água do rio, através da “manobra de usina”, que é quando as comportas são abertas.

 

Luciana Cordeiro