Cotidiano

Páscoa: Fiéis amapaenses celebram a data






 

Que a páscoa tem origem religiosa, a maioria das pessoas sabem, mas o verdadeiro significado desta festa nem todos conhecem. Na igreja católica, a celebração da páscoa é antecedida pela quaresma, período em que os fiéis costumam mudar um pouco seus hábitos, fazer jejum e cumprir penitências. No Amapá, missas estão sendo realizadas com o objetivo de promover a reflexão e o sentido desta data.

A páscoa celebra o momento em que, segundo a crença religiosa, Jesus Cristo ressuscita após morrer crucificado na cruz, daí a importância desta festa para os cristãos que acreditam que Jesus foi o filho enviado de Deus para salvar a humanidade de seus pecados.

O Padre Edmilson Castro, da Paróquia Piamarta, falou que a “Pascoa é a maior festa religiosa da fé cristã, onde revivemos a paixão morte e ressurreição de Jesus o filho de deus e segunda pessoa da trindade. Tudo o que fazemos desejamos e lutamos culmina na páscoa. Renovamos a nossa fé, nossa esperança, nossa mudança de vida”.

Outro costume dos católicos é dar maior importância à confissão nesse período. Segundo o Pe. Edmilson, esse momento deixa os fiéis mais sensíveis e a confissão os aproxima de Deus.

“Todo Cristão tem na Pascoa a possibilidade de fazer uma reflexão da sua vida para q possa molda-la de acordo com a de Jesus. Muitos Cristãos, durante o resto do ano, se afastam de Deus, e nestes dias o coração do ser humano fica mais sensível. A confissão, pra nós católicos, é essa porta de entrada. Pois cremos q através dela Deus nos resgata, ama e nos abraça. Dá-nos uma nova esperança”, disse.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo e marcava a comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos. A palavra Páscoa é de origem hebraica, da palavra Pessach, que significa “passagem”, pois, coincidentemente, a libertação do povo judeu aconteceu no período que marcava o final do inverno e a chegada da primavera.

Período que antecede a páscoa

A quaresma dura quarenta dias, começando tradicionalmente na quarta-feira de cinzas e terminando no domingo de ramos, uma semana antes do domingo de páscoa. Esse período é lembrado pela igreja como o momento de sofrimento de Jesus Cristo, que foram os quarenta dias de jejum no deserto e o sofrimento na cruz.

Após o domingo de ramos, tem início a semana santa, momento em que os fiéis reforçam seu jejum e trocam a carne vermelha pelo peixe. Na sexta-feira santa é lembrada a morte de Jesus após ser crucificado na cruz. E por fim, inicia-se a celebração da páscoa.

Horários das missas em Macapá

Data: 31/03 (Sábado)

19h30 - N. Senhora Desatadora dos Nós         

19h30 - St. Maria e S. João Evangelista          

21:30 - Santa Teresinha   

19h00 - São João B. Piamarta – Matriz

 

Data: 01/04 (Domingo de Páscoa)

08h00 - St. Maria e S. João Evangelista          

08h00 - São Lucas e São Judas Tadeu

08h00 - Santa Rita de Cássia

09h30 - São Felipe Neri

19h00 - Sagrada Família

19h00 - São Francisco Coração

19h00 - São João B. Piamarta - Matriz              

 

Luciana Cordeiro