Cotidiano

74% dos amapaenses pretendem comprar algum produto na Páscoa





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Durante o período de Páscoa deste ano, 74% amapaenses irá as compras, enquanto que 26% da população afirmou que não irá comemorar a data. Os dados são de um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP).

Em 2017, a mesma pesquisa apontou que 70% da população realizaram compra no período pascoal e 29% afirmaram não ter a intenção de realizar compras naquela data.

Dos que pretendem ir às compras, 70% afirmou que a preferência são os ovos de páscoa, outros 17% irão em busca das caixas de chocolate, 8% pretende comprar barras de chocolate, e 4% relataram a preferência por chocolates caseiros.

A pesquisa também apontou que dos amapaenses dispostos a realizar gastos nesta data, 38% pretendem gastar até R$ 50, 55% responderam que desejam que os gastos fiquem entre R$ 51 e R$ 150,00. Outros 1% afirmou esperar gastar entre R$ 151 e R$ 200, e 6% calculam que os gastos ficarão acima dos R$ 200. Nesse grupo, 70% dos entrevistados afirmaram que realizarão pesquisas e comparação de preços antes de ir às compras.

Em relação à forma de pagamento, 89% dos entrevistados realizará as compras à vista, pagando em dinheiro ou no cartão de crédito. Esse percentual afirmou que está realizando as compras dessa forma para evitar o endividamento; enquanto que 11% pagará tido de forma parcelada no cartão de crédito ou no sistema rotativo.

Quanto ao local de compra, 64% irá aos supermercados para encontrar produtos da páscoa. As encomendas conquistaram 18% dos entrevistados, 10% comprarão em mercantis do próprio bairro, e 8% em lojas especializadas em chocolate e lojas de departamentos.

Entre as justificativas dos que não irão comprar nenhum produto relacionado a páscoa estão a economia, o desemprego, a falta de dinheiro, a quantidade de outras dívidas a pagar e o costume de não comemorar a data.

A pesquisa divulgada nesta semana foi realizada entre os dias 13 e 15 de março, na capital amapaense. Foram entrevistadas 300 pessoas em locais com grande fluxo de pessoas. A Fecomércio elaborou um questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicado por meio de observação e entrevistas diretas e individualizadas.

Da Redação