Cotidiano

Novo apagão no Amapá pode ter ocorrido com 'energização' de linha de transmissão, diz ONS





Nova falha no fornecimento de energia no estado foi registrada na noite desta terça (17) após desligamento de transformador e de usina.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quarta-feira (18) que o novo apagão que atingiu o Amapá na noite de terça (17) pode ter ocorrido no momento da "energização" de uma linha de transmissão. 

Entretanto a energização, que é o momento em que começa a passar eletricidade por uma linha, não teria sido, a princípio, a causa do desligamento. 

A causa do novo apagão ainda está sendo investigad

Em nota, o ONS informa que a energização da linha Santa Rita - Equatorial pode ter levado a uma sequência de desligamentos de um transformador da subestação Macapá e da hidrelétrica Coaracy Nunes, o que gerou o apagão

O Operador Nacional do Sistema informa ainda no documento que a normalização do fornecimento ocorreu na madrugada desta quarta, à 1h04.

Essa normalização, entretanto, não significa o fim das restrições elétricas no estado. Em nota divulgada também nesta quarta, o Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento de energia no Amapá "se encontra no patamar de 80% de sua capacidade, mesmo cenário apresentado antes da ocorrência", ou seja, antes desse segundo apagão. 

De acordo com o ONS, a falha no fornecimento ocorreu a partir das 20h27 de terça e a demora no restabelecimento se deveu "a uma sequência de eventos." 

  • às 20h27 ocorreu o desligamento automático do transformador da subestação Macapá e da hidrelétrica de Coaracy Nunes;
  • o desligamento provocou a interrupção de 183 MW de carga no estado do Amapá;
  • às 20h15, o processo de recomposição do fornecimento de energia foi iniciado de forma gradual;
  • às 21h03, houve novo desligamento da subestação Macapá;
  • às 21h10, foi feita uma nova tentativa de retomada da carga;
  • às 21h20, o transformador desligou pela terceira vez;
  • às 21h36, foi dado início em nova retomada da carga;
  • à 1h04 de quarta-feira, a carga no estado foi normalizada.

"O ONS identificou que os desligamentos podem ter sido causados no momento da energização da linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, em 69 KV. A linha está sendo mantida desligada até avaliação a ser realizada pela CEA, distribuidora local. O ONS continua acompanhando a situação no Estado", finaliza a nota.

A população do Amapá convive com as dificuldades no fornecimento de energia desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio em uma subestação levou ao primeiro apagão que atingiu 13 das 16 cidades do estado

No dia 8 de novembro, começou a operar no Amapá um sistema de rodízio, em que cada parte do estado tinha acesso à eletricidade durante algumas horas do dia. Na semana passada o governo federal anunciou ajuda para aluguel de geradores que reforçariam o fornecimento de energia até a solução do problema. 

Com a crise, a capital do estado e cidades do interior têm registrado protestos. Além disso, o problema levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a adiar as eleições municipais em Macapá

A precariedade no fornecimento de energia ainda atinge cerca de 90% da população do Amapá.

Fonte: G1