Política

TSE diz ao TRE do Amapá que é possível fazer eleição em Macapá em 6 e 20 de dezembro





Eleição foi adiada pelo TSE a pedido do TRE-AP, em razão da crise de energia no município. TRE-AP propôs votação nos dias 13 e 27 de dezembro. Decisão cabe ao Tribunal Regional Eleitoral.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, enviou um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) no qual informou ser possível fazer a eleição em Macapá nos dias 6 e 20 de dezembro. 

O primeiro turno em todo o país aconteceu no domingo (15), e o segundo turno está previsto para o dia 29. Mas o TSE adiou a eleição em Macapá atendendo a um pedido do TRE-AP. Na ocasião, o tribunal argumentou que o adiamento era necessário em razão da crise no fornecimento de energia no município

Em ofício ao TSE, o Tribunal Regional Eleitoral propôs que o primeiro turno ocorresse em 13 de dezembro, e o segundo, no dia 27. Mas, segundo Barroso, a equipe técnica do TSE entendeu ser possível antecipar essas datas. 

"Desse modo, informo a vossa excelência a possibilidade de antecipação das datas das eleições 2020 em Macapá para os dias 6 e 20 de dezembro de 2020. Ademais, solicito que, caso o pleno do TRE-AP aprove a alteração, seja agendado com máxima urgência o simulado solicitado pela STI/TSE", afirmou Barroso no ofício. 

O Amapá enfrenta uma crise no fornecimento de energia há duas semanas. Nesta terça, por exemplo, Macapá ficou totalmente sem luz

Na noite desta terça, o Ministério de Minas Energia divulgou a seguinte nota sobre a situação no estado: "O sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas. O sistema está sendo restabelecido gradualmente."

Fonte: G1