Cotidiano

Operação “Quilo Certo” realiza fiscalização em feiras de Macapá





Park 

Na Semana Santa aumenta a demanda por produtos como o pescado, frutas e verduras, que são vendidos nas feiras da cidade. Como medida preventiva à possíveis transtornos com a quantidade e qualidade dos produtos e serviços, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) realiza nas principais feiras da capital, do dia 26 ao dia 28, a operação Quilo Certo.

Na fiscalização, os agentes do Procon devem analisar as tabelas de preço, o acondicionamento dos produtos e a balanças, para verificar se estão devidamente aferidas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AP) e se estarão visíveis ao consumidor.

A operação que acontece nesses três dias tem como primeiro alvo a Feira do Perpétuo Socorro, de 8hrs às 12hrs, na terça-feira (27) a feira do Pacoval receberá a fiscalização às 16hrs e na quarta-feira (28) será no Buritizal, às 13hrs.

Além da fiscalização nos boxes de venda, o Procon estará com seu posto Móvel em frente as feiras para que o consumidor que se sentir prejudicado no momento de sua compra, possa procurar a equipe e efetuar sua denúncia, de maneira rápida e prática. Se alguma irregularidade for constatada, o Procon toma medidas cabíveis, evitando maiores transtornos.

Segundo o relatório preliminar do Procon, no primeiro dia de fiscalização (26), as principais irregularidades encontradas foram a falta de tabela de preços dos produtos comercializados e irregularidades nas balanças, pois muitas não correspondiam corretamente ao peso. Foram expedidos um total de 15 notificações.

O Procon alerta que a feira de pescado do Perpétuo Socorro já passou por fiscalização educativa, e por isso as fiscalizações da operação Quilo Certo estão sendo repressivas, visto que, a feira tem estrutura física para oferecer um produto e serviço de qualidade ao consumidor.

Ainda segundo o relatório, paralelamente à fiscalização, nos dias 27 e 28, uma equipe fará visitas aos supermercados para fiscalização da comercialização dos ovos de páscoa.

Tradição Religiosa

O costume de comer peixe na semana santa é uma tradição católica. Segundo a crença religiosa, o tempo entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa, lembra o período em que Jesus jejuou no deserto antes de morrer e ressuscitar no domingo de páscoa. Por isso, nas quartas e sexta-feira santa os católicos evitam comer carne vermelha, em memória do jejum feito por Jesus.

A tradição atualmente não é obrigatória para os fiéis, mas uma grande parte deles ainda segue o costume.

 Luciana Cordeiro