Cotidiano

CNH digital ainda não foi implantada no Amapá





 

 

O Amapá é um dos 14 estados que ainda não aderiram à Carteira de Habilitação Nacional (CNH) digital. O fornecimento obrigatório encerraria no dia 1° de fevereiro, mas o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiram adiar o prazo para o dia 1° de julho. Isso ocorreu pela necessidade de ajustes no sistema dos órgãos de trânsito e nos métodos de embarque de passageiros nos aeroportos.

O Detran-AP informou que ainda não está emitindo a CNH digital porque está aguardando do Denatran as novas diretrizes, condições para que o processo seja inicializado no estado, pois essas informações são necessárias para executar a atividade. Ainda de acordo com a entidade, há recursos para que a emissão de CNH digital seja feita no Amapá.

A CNH digital possui a mesma validade e valor jurídico do padrão impresso e pode ser acessada no modo offline, porém, não é possível ter mais de uma CNH cadastrada em um mesmo dispositivo. 

Motoristas que possuem a CNH impressa com o QR Code (código de barras que permite acessar todos os dados do condutor, até mesmo a foto) na parte interna podem emitir a CNH digital. Aos motoristas que estão com a CNH na versão antiga, precisam renovar a impressa e só então solicitar a digital.

Até o dia 31 de janeiro, cerca de 17 mil CNH digital tinham sido emitidas no Brasil. O estado de Goiás foi o primeiro a ofertar a opção em dispositivos móveis, está realizando as emissões desde outubro do ano passado. Além de Goiás, outros 11 estados também   realizam a emissão, entre eles está Alagoas, Acre, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Pernambuco.

Os motoristas amapaenses poderão obter a CNH digital através de um cadastramento feito no Portal de Serviços do Denatran. Em seguida, ir até o Detran que emitiu a CNH impressa a fim de ratificar suas informações. Caso o usuário opte por utilizar um certificado digital, poderá realizar todo o procedimento online.

O Detran poderá determinar um valor, cobrar ou não pela via digital. Após isso, o motorista deverá baixar o aplicativo da CNH digital, o qual é gratuito. Ele só poderá ter acesso ao aplicativo quando o Estado disponibilizar a CNH digital, através de um código que será enviado para o e-mail, para finalizar o processo ele precisará inserir o CPF e criar uma senha de quatro dígitos.

 Michelle Silva