Cotidiano

Dia de São José: Padroeiro dos trabalhadores e das famílias





 

 

Redação

Nesta segunda-feira (19), é feriado de São José, o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Ele é considerado um dos santos mais famosos do mundo, principalmente pela sua história e por ter recebido a missão de cuidar do menino Jesus. São José é também padroeiro do Amapá.

Em alusão à esta data, católicos realizam procissões e missas para agradecer as benções vindas dele. José foi um homem humilde e justo que tinha como profissão carpinteiro.

Sua história é apresentada na Bíblia Sagrada pelos evangelistas Mateus e Lucas. José era descendente do rei Davi, viveu em Nazaré, na Galileia e foi casado com Maria, mãe de Jesus. Ele aparece em episódios importantes da vida de Jesus Cristo, como criação, ensinamento e acompanhamento nas pregações dele.

José foi um homem submisso à vontade de Deus, recebendo a missão de amar e cuidar de Jesus Cristo. Por conta disso, tornou-se santo e recebe o legado de ser padroeiro das famílias, um de seus princípios durante o tempo de Jesus Cristo.

Teólogos afirmam que José esteve entre os santos que saíram dos sepulcros na ressurreição de Jesus Cristo. Segundo Cornélio Lápide e Francisco Suárez, José subiu aos céus em corpo e alma na ascensão de Jesus. Esta seria a principal justificativa para que o corpo deste homem nunca foi encontrado.

Padroeiro do Amapá

São José se tornou padroeiro do estado desde o surgimento da capital Macapá, que inicialmente tinha o nome de Vila de São José de Macapá, em homenagem ao santo.

Além disso, a Catedral erguida recebeu o nome de São José, assim como a maior fortificação construída pelos portugueses no estado, a Fortaleza de São José.

Segundo historiadores, a homenagem vem do rei de Portugal, Dom José I, que era devoto do santo. São José é presente também logo na entrada de Macapá, onde tem sua imagem erguida na Pedra do Guindaste, ao lado do Trapiche Eliezer Levy.

Celebrações

Com o objetivo de homenagear e agradecer às benções concedidas pelo padroeiro, os católicos do estado farão uma procissão. A caminhada acontecerá após a santa missa, que será realizada na catedral de São José e em seguida seguirão até a igreja Jesus de Nazaré, onde acontecerá o prosseguimento da festividade.