Às 8h29 min desta quinta-feira, 26 de setembro, o voo A321 Neo/AZ² decolou do Aeroporto Fiumicino, em Roma, rumo à Luxemburgo, primeira etapa da 46ª Viagem Apostólica do Pontificado de Francisco, onde ficará até 18h15 de hoje, quando então partirá para a Bélgica.
Por volta das 7 horas da manhã, antes de se dirigir ao aeroporto romano, como sempre faz antes de cada viagem, o Santo Padre recebeu na Casa Santa Marta dez pessoas em situação de rua, mulheres e homens que encontram abrigo durante a noite sob a Colunata de Bernini da Praça de São Pedro e em ruas das cercanias. Os sem-teto estavam acompanhados pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoler do Santo Padre.
"Pour servir" é o lema da viagem a Luxemburgo e refere-se a Cristo, que veio "não para ser servido, mas para servir". Assim, seguindo o exemplo de seu Mestre, a Igreja é chamada a estar a serviço da humanidade.
Já o lema da visita à Bélgica é “En route, avec Espérance” ("No caminho, com esperança"), que ressoa como um chamado a caminharmos juntos na estrada que é a história do país, mas é também o Evangelho, o caminho de Jesus Cristo, nossa Esperança.
O primeiro compromisso oficial do Santo Padre em Luxemburgo será a visita ao Grão Duque de Luxemburgo, no Palácio Palácio Grão-Ducal, seguido pelo encontro com o primeiro-ministro. Após o Papa se deslocará até o Cercle Cité para o Encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático.
Luxemburgo e Bélgica, dois países são sedes de instituições financeiras e administrativas da União Europeia e adquiriram um peso político maior nos últimos anos. O tema da paz será central nesta nova peregrinação de Francisco, precisamente em um contexto em que o continente corre o risco de ser arrastado novamente para um conflito.
- O programa da viagem do Papa a Luxemburgo e Bélgica
Foi divulgado na sexta-feira, 19, o programa da Viagem Apostólica do Santo Padre a Luxemburgo e Bélgica, a ser realizada de 26 a 29 de setembro de 2024. Os horários referem-se à hora local:
Quinta-feira, 26 de setembro de 2024
ROMA - LUXEMBURGO - BRUXELAS
08h05 - Partida de avião do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino com destino a Luxemburgo
10h00 - Chegada ao Aeroporto Internacional de Luxemburgo/Findel
10h00 - Cerimônia de Boas-vindas
10h45 - Visita de cortesia ao Grão Duque de Luxemburgo no Palais Grand-Ducal
11h15 - Reunião com o primeiro-ministro
11h50 - Encontro com as Autoridades, Sociedade Civil e Corpo Diplomático no Cercle Cité - Discurso do Santo Padre
16h30 - Encontro com a Comunidade Católica na Catedral de Notre-Dame em Luxemburgo - Discurso do Santo Padre
17h45 - Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Luxemburgo/Findel
18h15 - Partida de avião do Aeroporto Internacional de Luxemburgo/Findel com destino a Bruxelas
19h10 - Chegada à Base Aérea de Melsbroek
19h10 - Cerimônia de Boas-vindas
Sexta-feira, 27 de setembro de 2024
BRUXELAS - LOVAIN
09h15 - Visita de cortesia ao rei da Bélgica no Castelo de Laeken
09h45 - Encontro com o primeiro-ministro belga
10h00 - Encontro com as Autoridades e a Sociedade Civil - Discurso do Santo Padre
16h30 - Encontro com os professores universitários no “Promotiezaal” da “Katholieke Universiteit Leuven” - Discurso do Santo Padre
Sábado, 28 de setembro de 2024
BRUXELAS - LOUVAIN-LA-NEUVE
10h00 - Encontro com Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Pessoas Consagradas, Seminaristas e Agentes Pastorais na Basílica do Sagrado Coração de Koekelberg - Discurso do Santo Padre
16h30 - Encontro com Estudantes Universitários na “Aula Magna” da Universidade Católica de Lovain - Discurso do Santo Padre
18h15 - Encontro provado com membros da Companhia de Jesus no Collège Saint Michel
Domingo, 29 de setembro de 2024
BRUXELAS - ROMA
10h00 - Santa Missa no Estádio Rei Balduíno - Homilia do Santo Padre e Angelus
12h15 - Cerimônia de Despedida na Base Aérea de Melsbroek
12h45 - Partida de avião da Base Aérea de Melsbroek para Roma
14h55 - Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino
- Papa confia a Salus Populi Romani viagem a Luxemburgo e Bélgica
Cento e vinte visitas. Uma mensagem postada nas redes pela Basílica de Santa Maria Maior recorda a cifra alcançada pelo Papa com sua nova visita, na tarde, desta quarta-feira, ao antigo templo mariano no centro de Roma, às vésperas da 46ª Viagem Apostólica que o levará, até domiongo, 29 de setembro, ao coração da Europa.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou com um post no Telegram que Francisco “ficou em oração, como sempre, diante do ícone da Virgem Salus populi romani, confiando-lhe a sua próxima Viagem Apostólica ao Luxemburgo e à Bélgica. Ao final, retornou ao Vaticano."
Fonte: Vatican News