Na manhã desta segunda-feira, às 9h, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, o Santo Padre Francisco presidiu a celebração da Hora Terça e do Consistório Ordinário Público para a Canonização dos Beatos:
- Manuel Ruiz López e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e Francisco, Mooti e Rafael Massabki, fiéis leigos, mártires;
- Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata;
- Marie-Léonie Paradis (ao século Virginie Alodie), fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família;
- Elena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as "Irmãs de Santa Zita";
- Carlo Acutis, fiel leigo.
Durante o Consistório, o Papa decretou que os Beatos Manuel Ruiz López e sete companheiros e Francisco, Mooti e Rafael Massabki, Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra sejam inscritos no Álbum dos Santos no domingo, 20 de outubro de 2024, enquanto o Beato Carlo Acutis provavelmente será proclamado santo durante o Jubileu em concomitância com outras canonizações.
Em seguida a Optatio de três cardeais da Ordem dos Diáconos para a Ordem dos Presbíteros:
- a pedido do card. James Michael Harvey, a Diaconia de São Pio V em Villa Carpegna foi elevada pro hac vice ao Título presbiteral;
- a pedido do card. Lorenzo Baldisseri, a Diaconia de S. Anselmo no Aventino foi elevada pro hac vice ao Título presbiteral;
- a pedido do card. Gerhard Ludwig Müller, a Diaconia de S. Inês em Agone foi elevada pro hac vice ao Título presbiteral.
- Itália: Trieste recebe o Papa no domingo para a Semana Social dos Católicos
O Papa Francisco começa a pausa de verão nesta terça-feira (02/06). As audiências privadas e públicas, então, ficarão suspensas o mês de julho até 7 de agosto. Exceção para a oração mariana do Angelus, aos domingos, direto do Palácio Apostólico e para a viagem do Pontífice à cidade italiana de Trieste, por ocasião da 50ª Semana Social dos Católicos na Itália, no próximo domingo, 7 de julho, a terceira das três visitas pastorais deste ano no país: a primeira foi a Veneza, em abril, e a segunda a Verona, em maio.
O evento começa na quarta-feira, 3 de julho, mas tem coletiva de imprensamarcada para a tarde desta terça-feira (02/07), segundo nota do departamento de comunicação da Conferência Episcopal Italiana (CEI) - assembleia que promove a iniciativa plurianual para aprofundar e relançar a mensagem social cristã e orientar os fiéis no mundo do trabalho. O encontro com os jornalistas, na sede da presidência do Governo Regional, irá apresentar as atividades da Semana sob o tema "No coração da democracia. Participar entre história e futuro". Entre os presentes e autoridades estarão dom Luigi Renna, arcebispo de Catânia e presidente do Comitê Científico e Organizador das Semanas Sociais Católicas no país; e dom Enrico Trevisi, bispo local.
Um Documento Preparatório ajudou as dioceses a refletir e identificar ideias a serem implementadas para "participar entre a história e o futuro". "O futuro do país", enfatiza o documento, "requer pessoas capazes de se envolver e trabalhar juntas para regenerar os espaços da vida, mesmo os mais marginais e cansados, reforçando a capacidade de escolher democraticamente e de viver o poder como um serviço a ser compartilhado. É um desafio que diz respeito a todos os cidadãos: todas as vozes de uma comunidade devem ser ouvidas, escutadas e apoiadas, a fim de elaborar pensamentos e iniciar percursos de participação, para transformar o presente e liberar mais beleza no futuro".
Se a Semana Social de Taranto "foi uma grande oportunidade para refletir, aprofundar e colocar em prática algumas das indicações da Laudato si' (2015), a de Trieste se inspira na Fratelli tutti, que nos lembra repetidamente que não há democracia sem participação autêntica. A observação é de Sebastiano Nerozzi, secretário do Comitê Científico e Organizador das Semanas Sociais dos Católicos na Itália, em artigo no dicionário da Doutrina Social - da edição número 2 de 2024 - intitulado "Democracia, povo, participação. A Semana Social de Trieste na linha da Fratelli tutti".
A capital da região de Friuli Venezia Giulia, no nordeste da Itália, vai receber 900 delegados provenientes de dioceses, associações e movimentos de todo o país. O próprio presidente da Itália, Sergio Mattarella, fará parte da cerimônia de abertura na quarta-feira (03/07). No encerramento, será a vez do Papa Francisco, em 7 de julho, para concluir os trabalhos e presidir a celebração eucarística.
Para o domingo (07/07), então, o programa oficial do Pontífice prevê uma visita de menos de 5 horas. Logo na chegada a Trieste, por volta das 8h locais, o Papa será recebido no Centro de Convenções Gerais onde encontrará os participantes do congresso e fará um discurso. Ao final estão previstos encontros com 15 representantes ecumênicos, 50 do mundo acadêmico e um grande grupo de 150 migrantes e pessoas com deficiência. A missa será celebrada na Piazza Unità d'Italia, seguida da oração mariana do Angelus, que finaliza a agenda de Francisco na cidade de Triste.
Fonte: Vatican News