Com a presença da comunidade, coordenação e imprensa local, a Diocese de Macapá lançou a programação da Festividade em honra à São José, padroeiro de Macapá e do Amapá. No lançamento foi apresentado ainda o tema, lema e o cartaz da festa.
Para este ano a Diocese busca com a festividade levar a reflexão do encontro de Jesus nos irmãos e irmãs, e escolheu o tema: “Com São José procuramos Jesus, para encontrá-lo nos irmãos e irmãs” e o lema: “Filho… Olha teu pai e eu andávamos a tua procura” (Lc 2,48).
O bispo de Macapá Dom Pedro ressaltou que a escolha foi feita em consonância com a Campanha da Fraternidade 2024.
“Nós da equipe, procuramos juntar um pouco de tudo, escolhendo portanto o lema que significa desejo de encontrar, isso é o importante, a preocupação que está vindo de todos nós, mas o mais importante, é onde é que vamos encontra Jesus? Portanto, juntamos o tema da campanha, que também que é a amizade social e uma inspiração na carta encíclica do Papa Francisco Fratelli tutti”, explicou Dom Pedro.
O cartaz da festa deste ano apresentado pelo coordenador Pe. Rafael Doneschi traz elementos que remetem de forma didática a imagem de São José, o encontro fraterno e a catedral de São José.
“O cartaz é feito por vários elementos. É claro que o elemento central é a imagem de São José, mais temos dois elementos simbólicos que representam a fraternidade: duas mãos que se encontram na diferença, de cada um, mas que na hora da necessidade, um encontra o outro. E também uma espécie de coroa que está ao redor da imagem de São José. Neste ano fizemos questão de colocar no cartaz a imagem da nossa catedral. Com o cuidado especial representado por uma mão que está em cima do telhado onde se Deus quiser, neste ano vamos dar realizar as obras de revitalização” definiu o coordenador.
A programação oficial da festividade inicia no domingo, 18, com a missa de bênção das imagens dos devotos do santo padroeiro e envio das equipes de peregrinação, às 19h, na Catedral. A peregrinação acontece até o dia 15 de março com encontros, missas e visitas em instituições públicas ou privadas e em famílias devotas, uma preparação para a grande celebração do dia 19 de março, dia da festa litúrgica do santo padroeiro.