Neste domingo, 17 de dezembro, por ocasião dos seus 87 anos, Papa Francisco participará da tradicional festa de aniversário organizada na Sala Paulo VI pelo Dispensário Santa Marta, a estrutura pediátrica vaticana que há mais de um século, todos os dias, oferece ajuda às mães e crianças em dificuldade graças a dezenas de voluntários, médicos e não médicos.
Mais de 200 famílias receberão o Papa, cuja chegada está prevista para as 10h, em uma atmosfera de alegria. Haverá cantos e danças das crianças, depois um pequeno espetáculo circense, um lanche e um bolo antes do Angelus, mas, acima de tudo, muitos apertos de mão, sorrisos e abraços. As crianças receberão um presente oferecido pelos benfeitores do Dispensário em vista das festas de Natal.
Essa é uma tradição que começou em dezembro de 2013, por ocasião do primeiro aniversário de Francisco após sua eleição à Cátedra de Pedro. No ano passado, algumas famílias ucranianas hospedadas em Roma também estavam presentes. O Papa convidou então a não se esquecerem das crianças da Ucrânia e daquelas que também sofrem em outros lugares por causa das injustiças.
Desejado pelo Papa Pio XI em 1922, o Dispensário foi confiado às Irmãs Vicentinas, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A atual diretora é a Irmã Anna Luisa Rizzello. O presidente é o esmoler do Papa, o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade.
Fonte: Vatican News