Real Madrid e Sevilla ficaram no empate em 1 a 1, em jogo da 10ª rodada de LaLiga, no Ramón Sánchez Pizjuán. Os gols saíram no segundo tempo: Alaba marcou contra, aos 28 minutos, e Carvajal deixou tudo igual logo depois. Além do jogo duro entre os times, a partida chamou a atenção pela arbitragem polêmica de De Burgos Bengoetxea, com diversas marcações equivocadas, e por uma confusão com Vinicius Junior.
O Sevilla informou que identificou e expulsou do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán um torcedor que cometeu agressões xenófobas e racistas, na tarde deste sábado (21), durante o empate por 1 a 1 com o Real Madrid pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol. Os atos foram realizados justamente no momento no qual o atacante brasileiro Vinícius Júnior estava reclamando com jogadores da equipe da casa.
“O Sevilla FC gostaria de informar que após detectar comportamentos xenófobos e racistas de um torcedor em suas arquibancadas, o identificaram, expulsaram-no do estádio e denunciaram-no às autoridades policiais que trabalhavam em nosso estádio. Além disso, os regulamentos disciplinares internos serão estritamente aplicados a ele e ele será expulso como membro em breve”, afirmou a equipe espanhola em nota.
Vinícius Júnior tem sido vítima sistemática de agressões racistas no futebol espanhol. “As instituições espanholas fazem olhos de mercadores e não tomam atitudes e políticas duras contra o racismo. Das dez denúncias feitas pelo Vinicius [desde 2021], três foram arquivadas pela liga espanhola. Isso faz com que a liga seja uma aliada do racismo na Espanha”, afirmou Jorge Santana, professor de História e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em depoimento ao programa Stadium, da TV Brasil.
O último episódio foi registrado no dia 21 de abril no Estádio Mestalla, na vitória de 1 a 0 do Valencia sobre o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, Vinícius Júnior escutou insultos racistas e gritos de macaco vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão.
Após este episódio, o jogador da seleção brasileira recebeu diversas manifestações de apoio, como do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que colocou o atacante na liderança de um comitê especial antirracismo, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu que a Fifa, a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países tomem providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.
Premier League
- Arsenal reage e arranca empate do Chelsea em Stamford Bridge
Grande clássico em Londres. Chelsea e Arsenal empataram em 2 a 2 neste sábado, em Stamford Bridge, em jogo válido pela 9ª rodada da Premier League 2023/24. Palmer abriu o placar aos 15 minutos, em cobrança de pênalti, e Mudryk ampliou a vantagem nos acréscimos do primeiro tempo. Mas o Arsenal reagiu na etapa final e igualou com o chutaço de longe de Rice e o gol decisivo de Trossard. Com esse resultado, o time comandado por Mikel Arteta atinge os mesmos 21 pontos do líder Manchester City. O Chelsea chega a 12, sobe duas posições e vai para o nono lugar.
- Manchester City bate Brighton e volta a vencer na Premier League; Haaland desencanta
Parecia que seria um domínio completo, mas o Manchester City precisou lutar para conseguir voltar a vencer na Premier League. Depois de duas derrotas seguidas na liga, o time de Pep Guardiola superou o Brighton por 2 a 1, na nona rodada do Campeonato Inglês, dentro de casa, e assumiu a liderança de momento. Julián Álvarez e Haaland marcaram no primeiro tempo, e Ansu Fati descontou na segunda etapa, em reação do time visitante. Akanji foi expulso pelo segundo cartão amarelo no fim do jogo, mas os Citizens conseguiram segurar o placar.
- Newcastle goleia Crystal Palace e encosta no G-4 da Premier League
O Newcastle segue decolando. Com Joelinton e Bruno Guimarães titulares, o time de Eddie Howe goleou o Crystal Palace por 4 a 0, neste sábado, e agora tem quatro vitórias nas últimas cinco rodadas da Premier League. A equipe encosta no G-4 da competição. Murphy, Gordon, Longstaff e Callum Wilson fizeram os gols do jogo.
- Salah marca duas vezes, Liverpool vence clássico e vira líder da Premier League
Depois de dois jogos na Premier League 2023/24 sem vitórias, o Liverpol voltou a vencer: 2 a 0 no “Dérbi de Merseyside” contra o Everton neste sábado, em Anfield, pela 9ª rodada. O atacante Salah marcou aos 30 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti, e ampliou num contra-ataque nos acréscimos da partida. O lateral-direito Ashley Young foi expulso aos 37 minutos da etapa inicial. Com esse resultado, o Liverpool alcançou 20 pontos, um a menos do que o novo líder Manchester City.
- Fora de casa, Manchester United vence o Sheffield na Premier League
No dia da morte de Sir Bobby Charlton, um dos maiores ídolos da história do United e do futebol inglês, o Manchester United venceu o Sheffield por 2 a 1, atuando fora de casa. Aos 28 minutos, McTominay, que substituiu o suspenso Casemiro, abriu o placar. Seis minutos depois, os donos da casa empataram com McBurnie cobrando pênalti. Coube ao lateral-direito Diogo Dalot, aos 31 do segundo tempo, marcar o gol da vitória num bonito chute de fora da área.
- Morre Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e da Inglaterra
Morreu neste sábado, aos 86 anos, o Sir Bobby Charlton, um dos maiores nomes do futebol inglês e mundial. Ídolo do Manchester United, ele foi campeão do mundo em 1966, no único título mundial da Inglaterra. O anúncio da morte foi feito pela família, em comunicado.
Bundesliga
- Bayern vence Mainz com gol de Kane e segue caça ao líder Leverkusen
Com mais um gol de Harry Kane, o Bayern de Munique não deu chances para a zebra e venceu o Mainz neste sábado, fora de casa, por 3 a 1, pela oitava rodada da Bundesliga. Coman e Goretzka fizeram os outros gols da equipe bávara, e Caci diminuiu para os mandantes. O time de Thomas Tuchel mantém a terceira posição e segue sua caça ao líder Bayer Leverkusen, que tem dois pontos a mais na tabela.
O Bayer Leverkusen retomou a liderança da Bundesliga 2023/24, ao vencer neste sábado do Wolfsburg por 2 a 1, fora de casa, pela 8ª rodada. Frimpong abriu o placar aos 13 minutos de jogo, Lacroix empatou aos 41, e Grimaldo fez o gol da vitória do Leverkusen aos 17 minutos do segundo tempo. Com esse resultado, o time chegou aos 22 pontos, dois a mais do que o Borussia Dortmund e um acima do Stuttgart, que também venceram neste fim de semana.
Campeonato Saudita
- Al-Nassr vence com golaços de Cristiano Ronaldo e Talisca; assista
O roteiro não muda. Em seu 18º jogo pelo Al-Nassr na temporada, Cristiano Ronaldo marcou seu 19º gol pelo clube. Ele garantiu a vitória por 2 a 1, de virada, contra o Damac, neste sábado, pelo Campeonato Saudita. O português e o brasileiro Talisca fizeram dois belos gols de falta e decretaram o triunfo em Riad.
Ligue 1
- Francês: PSG vence com gol de Mbappé e segue na briga pela liderança
O Paris Saint-Germain venceu com facilidade o Strasbourg por 3 a 0, neste sábado, no Parque dos Príncipes, e assumiu momentaneamente a liderança do Campeonato Francês. Nice e Monaco, que ainda jogam na rodada, podem ultrapassar o time de Luis Enrique.
No último jogo da Temporada Regular da Conferência Leste da MLS, o Inter Miami foi derrotado pelo Charlotte FC, por 1 a 0, no Bank of America Stadium. Os donos da casa marcaram o único gol da partida logo aos 13 minutos, com Kerwin Vargas. Lionel Messi atuou durante os 90 minutos e chegou a ter um gol anulado, mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe na despedida da temporada.
COMO FICA?
Com a vitória, o Charlotte chegou aos 43 pontos, assumiu a nona posição, e precisa de uma combinação de resultados para se classificar para a repescagem na Conferência Leste da MLS. O Inter Miami se despede da mls com 34 pontos somados e está eliminado da competição na temporada. O time de Lionel Messi já anunciou excursão na China em novembro.