Na manhã deste sábado (7) centenas de fiéis acompanharam a Romaria Fluvial em honra a Nossa Senhora de Nazaré no Amapá. A imagem da Santa saiu em uma balsa logo nas primeiras horas do dia para abençoar as águas dos rios Amazonas e Matapi.
A imagem foi levada do porto do município de Santana até um outro porto próximo à ponte do Rio Matapi, estrutura que liga Santana e Macapá a Mazagão, municípios que compõem a Região Metropolitana da capital.
Sete comunidades foram visitadas pela rainha da Amazônia durante aproximadamente duas hora de fé e adoração. As embarcações navegaram com a balsa que levou Maria foram credenciadas e fiscalizadas pela Capitania dos Portos.
O momento da romaria fluvial é muito esperado pelos fies. A celebração marca as últimas etapas que antecedem o ponto alto do Círio de Nazaré neste domingo (8).
O pároco da Catedral de São José, Rafael Donneschi, pontuou que a romaria leva fé e esperança para aqueles que vivem as margens dos rios da Amazônia.
"É um momento de lembrar dos ribeirinhos que mais sofrem com a carência da Amazônia. A imagem de Nossa Senhora passa para levar conforto e esperança para aqueles que sofrem com a poluição, com a seca [...]", relembrou o pároco.
Entre os romeiros estava o amapaense Giovanny Rodrigues, que fez questão de acompanhar de perto a peregrinação.
"Ela é a Rainha da Amazônia, né?! Então ela tem que caminhar junto aos nossos ribeirinhos. É uma grande festa que se forma no Círio de Nazaré. É emocionante!"
Ao desembarcar no Rio Matapi, a imagem seguiu na Romaria dos Motociclistas com destino à Catedral São José, no centro de Macapá. Á noite ela deve sair para chamada Transladação, até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, local de partida do Círio neste domingo (8).