O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, preocupado com o bem-estar do povo de Deus por ocasião da realização do Círio de Nazaré no próximo dia 8 de outubro, emitiu uma série de recomendações para participação dos devotos no evento e convida a todos ao cuidado necessário para que “possam participar do Círio sem medo de ter prejudicada a própria saúde”.
A Pastoral da Comunicação, através do Portal de Notícias da Diocese de Macapá publica a íntegra do comunicado de dom Pedro.
Comunicado do Bispo Diocesano Dom Pedro José Conti
A todos os irmãos e irmãs que se preparam para celebrar com fé e alegria o Círio de Nossa Senhora de Nazaré no próximo Domingo 8 de outubro de 2023
Uno a minha voz àquela de muitos outros, das autoridades e dos organizadores da Festa para apresentar algumas recomendações com a finalidade de evitar transtornos durante a Missa campal e a Procissão do Círio.
Sabemos que nos esperam dias quentes e abafados, portanto convido todos e todas, sobretudo quem é responsável de crianças e idosos, a tomar algumas simples providências.
Lembro que as normas para receber a Santa Eucaristia nos pedem somente uma hora de jejum antes de receber o Corpo do Senhor, isto significa que não precisa sair de casa cedo sem tomar café ou outra alimentação.
Para nos proteger do sol, convido a trazer um chapéu, um boné ou algo que possamos colocar na cabeça. Não será falta de respeito, será para a nossa proteção e saúde. Igualmente além da água oferecida ao longo do percurso, seria bom que cada um trouxesse uma garrafinha para garantir a própria hidratação e eventualmente das crianças e idosos que nos acompanham.
O costume também de usar sombrinhas pode ajudar seja na Missa, seja na Procissão. Peço a todos e a todas de partilhar estas simples recomendações para que mais pessoas possam participar do Círio sem medo de ter prejudicada a própria saúde.
Sem dúvidas todos confiamos na proteção de Nossa Senhora de Nazaré, mas algumas medidas preventivas nos ajudarão a cantar com mais ânimo e disposição os louvores daquela que invocamos como Mãe e Intercessora nossa.
Desejo um “feliz” Círio para todos nós.
Pedro José Conti, bispo de Macapá