O Pré-Olímpico de Basquete Feminino será disputado na primeira semana de fevereiro do ano que vem em Belém. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador do Pará, Helder Barbalho. Em vídeo postado em suas redes sociais, o político revelou que as partidas acontecerão na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.
Há duas semanas, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) havia anunciado o Rio como sede do torneio, o que acabou não se confirmando já que a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) optou por Belém.
- Pela primeira vez na história nós seremos sede de um evento tão importante para que nossas atletas possam disputar a vaga para as Olimpíadas de Paris. Estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas e o basquete feminino lá nas alturas - discursou o governador.
Além de Belém, outras três cidades também receberão o Pré-Olímpico Feminino: Antuépia, na Bélgica, Sopron, na Hungria, e Xi'an, na China. As sedes da competições masculinas serão anunciadas em novembro.
Ao todo serão 10 vagas distribuídas no Pré-Olímpico Feminino. Serão quatro grupos de quatro seleções, um em cada sede. As disputas de Belém e Xi'an disponibilizarão duas vagas. Já na Bélgica e Hingria três equipes avançam. Uma vaga por continente está garantida na disputa.
Estados Unidos e França já estão classificados para os Jogos Olímpicos, mas também disputam o torneio, sem chances de perder suas vagas. Ainda não foram definidos os grupos para cada sede.
Fonte: ge