Economia

Desenvolvimento econômico





 

Uganda: Banco católico financia sistema de captação de energia solar. A iniciativa visa criar novas oportunidades de desenvolvimento nas áreas mais remotas do país, permitindo o acesso a sistemas de energia econômicos, confiáveis, sustentáveis e modernos

da redação, com Vatican News

Uma nova campanha de financiamento lançada em Uganda pelo Centenary Bank, uma instituição de microcrédito fundada em 1985, pela Igreja Católica ugandense para financiar projetos éticos e sociais. Empréstimos a juros baixos para permitir a instalação de sistemas de energia renovável em áreas não alcançadas pela rede elétrica.

Intitulada “CenteSolar Loan, Power Connection Loan, and Improved Institutional Cooking Stoves”, a iniciativa, promovida em colaboração com várias agências estatais, visa criar novas oportunidades de desenvolvimento nas áreas mais remotas do país, permitindo o acesso a sistemas de energia econômicos, confiáveis, sustentáveis e modernos, em linha com o 7º Objetivo da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Como em muitos outros países em desenvolvimento, o acesso à eletricidade ainda é limitado em Uganda, especialmente nas zonas rurais. Não obstante a crescente procura interna e do investimento no setor, o país africano continua tendo uma das mais baixas taxas de consumo de energia elétrica do mundo: apenas 215 kilowatts por ano.