Cultura

Papa passou bem segunda noite no Gemelli





A Sala de Imprensa do Vaticano informou na manhã desta sexta-feira que a recuperação de Francisco continua serena, dois dias após a laparotomia da parede abdominal com colocação de próteses. Mais informações serão dadas ao longo do dia.

O Papa Francisco transcorreu uma noite tranquila, a segunda após a operação de laparotomia e plástica da parede abdominal com próteses. O anúncio foi feito pela Sala de Imprensa da Santa Sé com uma breve nota divulgada pela manhã, na qual sublinha que mais informações serão dadas durante o dia.

Ontem, 8 de junho, o Papa passou um dia de descanso, alimentado com uma dieta de água. "Os parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis. O pós-operatório é regular", informou a equipe médica em comunicado divulgado à noite.

A mesma nota – divulgada pela Sala de Imprensa vaticana à noite – informa também que ontem à tarde, Solenidade de Corpus Domini, o Papa recebeu a Eucaristia. E também que havia telefonado para a mãe da criança que ele mesmo batizou durante a segunda internação em março passado, por ocasião de uma visita ao departamento de oncologia pediátrica do Gemelli. Com efeito, a mulher tinha ido à Policlínica para mostrar a sua proximidade ao Pontífice hospitalizado e entregar-lhe um cartaz com votos de uma rápida recuperação. O Papa, "impressionado" com seu carinho, telefonou para agradecê-la.

 

- As crianças da ala de Oncologia do Gemelli escrevem ao Papa: "fique bom logo!"

Desenhos, cartas e uma estrutura em forma de coração como presente para Francisco, em seu segundo dia de hospitalização após a operação abdominal: "estamos esperando pelo senhor de braços abertos", escrevem os pequenos pacientes, a quem o Pontífice visitou duas vezes, indo até a ala em frente ao seu apartamento.

Com o Papa, Franco, Francesco C., Francesco D., Francesca, Isabel, Yaroslaiv, Ascanio, Elena, Giorgia, Martina e Davide são agora velhos "amigos". Tanto que, assim que souberam que ele foi novamente internado, mais uma vez no apartamento em frente à ala onde recebem cuidados e assistência diários, sentiram-se na obrigação de escrever ao Papa para desejar-lhe uma rápida recuperação e assegurar-lhe: "estamos esperando pelo senhor de braços abertos!".

Os pequenos pacientes da ala de oncologia pediátrica da Policlínica Gemelli queriam estar perto de Francisco, em seu segundo dia de convalescença após a operação de 7 de junho. E quando não puderam abraçá-lo fisicamente, demonstraram seu afeto por meio de cartões, desenhos e até mesmo de uma escultura em forma de coração com a inscrição "Sempre com o senhor".

A carta

"Caro Papa Francisco", diz a carta amarela assinada pelos pequenos, "soubemos que o senhor não tem estado muito bem e por isso compartilhamos o mesmo hospital. Esperamos muito que se recupere o mais rápido possível para voltar às suas atividades diárias. Obrigado pelo que faz por nós e por ter vindo nos visitar várias vezes; o senhor é sempre bem-vindo e nós o esperamos de braços abertos". Assinado, "crianças e jovens da Oncologia Pediátrica"; em seguida, um pós-escrito: "Esperamos que o senhor aprecie nossos simples presentes".

As duas visitas à ala

Uma forma de agradecer ao Papa, que por duas vezes, seja durante a operação de julho de 2021 de estenose diverticular, seja na recente cirurgia intestinal, fez uma visita surpresa à ala deles no décimo andar, ao lado de seu apartamento.

Um vislumbre de luz, esses dois encontros, em meio à escuridão de uma doença grande demais para corpos tão pequenos. A escuridão de relatórios negativos, de tratamentos fortes demais para suportar, de estresse emocional para as famílias. O Papa distribuiu bênçãos e carícias nessas ocasiões. As crianças não se esqueceram dele e, agora que tinham que apoiar Francisco se apresentaram imediatamente. A esse propósito, bem ao lado da escola, dentro do hospital para pacientes oncológicos, há um mural colorido em homenagem ao pontífice argentino.

Os pacientes do Bambino Gesù

Já nesta quinta-feira, foram outros pequenos pacientes, porém do Hospital Bambino Gesù, que "enviaram" ao Pontífice um desenho comovente - que circulou pelos canais sociais do hospital pediátrico - retratando Jorge Mario Bergoglio em uma cama de hospital.  De trás de uma janela, eles - Giorgio, Mia, Samuel e Chiara - lhe davam força: "Não tenha medo, estamos com o senhor".

A comunidade Gemelli se reúne em torno do Papa

Mas não foram apenas as crianças que se reuniram em torno do Papa, cujo progresso e quadro clínico geral a Sala de Imprensa do Vaticano informou durante o dia. Há toda a comunidade hospitalar do Hospital Gemelli que não deixa de lhe enviar "saudações", "orações" e "bons pensamentos" toda vez que ele passa sob as cinco janelas com cortinas brancas, hoje abertas para deixar o sol entrar. Ali, sob a famosa estátua de João Paulo II - o Pontífice que foi hospitalizado várias vezes no hospital romano - por volta do meio-dia, estavam os estudantes de odontologia do quinto ano da Universidade Católica. Eles haviam se reunido para tirar uma foto de si mesmos e aproveitaram a oportunidade, ainda em pose, para gritar sob as janelas: "Querido Papa Francisco, desejamos sua rápida recuperação. Viva o Papa!".

Fonte: Vatican News