O papa Francisco passou um primeiro dia tranquilo após cirurgia abdominal na véspera e sua recuperação pós-operatória transcorreu conforme o esperado, com exames de sangue e níveis respiratórios estáveis, informou o Vaticano nesta quinta-feira (8).
Aos 86 anos de idade, o papa recebe dieta líquida e estava bem o suficiente para receber a comunhão e fazer uma ligação telefônica, disse o comunicado, o segundo boletim médico do dia.
Francisco passou por uma operação de três horas em um hospital de Roma na quarta-feira (7) para reparar uma hérnia, que os médicos disseram ter sido bem-sucedida o suficiente para que ele não tivesse limitações em suas viagens e outras atividades após a recuperação.
Um comunicado na manhã desta quinta-feira disse que Francisco estava em boas condições gerais, alerta e respirando espontaneamente. Também informou que os resultados dos testes de rotina eram bons.
Ele telefonou para a mãe de um menino que batizou na ala infantil do hospital no ano passado para agradecê-la por uma mensagem de boas-vindas que a família enviou, segundo o Vaticano.
O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse na quarta-feira que Francisco reagiu bem à anestesia geral. Ele espera que o pontífice permaneça no hospital por cerca de cinco a sete dias.
Alfieri alertou que, embora forte, o papa é idoso e recentemente teve bronquite, e que por isso "tomaremos todas as precauções necessárias" em relação à duração da internação.
- Papa recupera-se bem e retribui o afeto ligando para uma mãe
Ao final da tarde desta quinta-feira, 8 de junho, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou um novo boletim médico acerca da saúde do Santo Padre:
"Papa Francisco transcorreu um dia de repouso.
A equipe médica que acompanha o pós-operatório informa que o Pontífice se alimentou com uma dieta hídrica. Os parâmetros hemodinâmicos e respiratórios são estáveis. O decurso pós-operatório resulta regular.
Na tarde de hoje, Solenidade de Corpus Christi, Francisco recebeu a Eucaristia.
Entre as muitas mensagens de proximidade, o impressionou o afeto da família do pequeno Miguel Angel, batizado pelo Papa Francisco 31 de março passado, durante a visita aos departamentos de oncologia pediátrica e neurocirurgia infantil do hospital, que lhe enviou um cartaz com votos de pronta recuperação.
O Santo Padre quis agradecer pessoalmente à mãe com uma breve ligação."