Saúde

Coronavírus: Pacientes aguardam leitos da UTI ao lado de corpos no Amapá





 (Foto: José Geraldo)

Uma foto divulgada nas redes sociais nesta última quarta-feira (06) mostra um paciente detectado com coronavírus aguardando um leito de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). A imagem chama a atenção pelo fato do paciente está dividindo o mesmo ambiente com corpos de pessoas que morreram pela doença. O caso foi registrado no Hospital de Emergências (HE) de Macapá.

Em entrevista ao portal de notícias G1 Amapá, o filho do paciente Manoel Geraldo Alves, de 63 anos, informou que ele aguardava transferência para um leito na UTI há pelo menos três dias.

Geraldo que é taxista foi infectado e começou a apresentar febre e dificuldade para respirar. Ele foi testado positivamente para a doença e desde o fim de semana aguardava sua transferência.

Conforme o registro, Geraldo está ao lado de um corpo e de outros pacientes e acompanhantes, sem isolamento. O taxista morreu na noite de ontem sem conseguir a transferência para receber o devido tratamento.

Em entrevista ao Jornal do Amapá, o secretário de Saúde, João Bittencourt, disse que a demora para a retirada dos corpos ocorre devido ao protocolo. Entretanto, ele ressalta que um estudo está sendo realizado para minimizar o problema. Segundo o gestor, o hospital deve restringir os acompanhantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Amapá registra a maior incidência proporcional do coronavírus no país. Até às 14h desta quinta-feira (07), o estado já havia registrado 2.199 casos confirmados para a doença. Deste total, 1.559 casos estão em Macapá.

Falta de leitos?

A capital possui dois Centro de Atendimento Exclusivo para o Coronavírus e, conforme o Painel Corona Amapá, a ocupação de leitos clínicos nas unidades é de 97% e 78% nas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, são 189 pacientes ocupando 197 leitos clínicos e 38 nos 54 de UTI. O portal não informou quando os dados foram atualizados.  

Ação do Ministério Público

O Ministério Público do Amapá (MP/AP) ingressou uma ação judicial que obrigue o Governo do Amapá a transferir pacientes que aguardam leitos para as unidades exclusivas de tratamento para o coronavírus.

De acordo com o órgão, até o dia 30 de abril foram identificadas 55 pessoas aguardando vaga nas unidades. A ação ainda não teve uma posição do Judiciário.

Além disso, o MP recomendou ontem (06) que o governo monte um hospital de campanha para tratamento dos pacientes e compre medicamentos e insumos para o funcionamento dos centros de atendimento ao coronavírus.

Durante a entrevista, o secretário de Saúde enfatizou que em até dois dias ocorrerá a abertura do Centro de Triagem na capital.