O Papa Francisco, por intermédio do cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado Vaticano, enviou uma mensagem a dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), por ocasião da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam, que se realiza em Porto Rico de 16 a 19 de maio.
Segundo a carta, "o Santo Padre agradece a mensagem que os bispos membros da presidência do Celam enviaram por ocasião da 39ª Assembleia Ordinária, e com a qual expressam o seu afeto fraterno, assegurando-lhe a sua recordação nas suas orações".
Por intercessão da Santíssima Virgem Maria, "Vossa Santidade pede ao Senhor", diz a mensagem, "que esta Assembleia dê abundantes frutos à Igreja peregrina na América Latina e no Caribe, para que esteja sempre pronta a servir, especialmente os pobres e os marginalizados, discernindo as inspirações do Espírito Santo, em sinodalidade com todo o povo santo de Deus".
No final da mensagem, o Papa Francisco concedeu a sua Bênção Apostólica aos participantes da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam, "que de bom grado estende a todos os que foram confiados ao seu cuidado pastoral".
A mensagem pontifícia está em sintonia com o tema da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, que tem como lema: "Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade para a missão". Também com o caminho promovido pelo Celam nos últimos anos, já que a Igreja da América Latina e do Caribepode ser considerada como uma das grandes promotoras da sinodalidade com todo o povo santo de Deus a que se refere o Papa Francisco.
Podemos dizer que a breve mensagem é, sem dúvida, um estímulo para a Igreja do continente neste momento em que serão marcadas as linhas a serem seguidas nos próximos anos, buscando fortalecer o processo de renovação e reestruturação do Celam iniciado na 37ª Assembleia Geral Ordinária realizada em Honduras em 2019.
Da mesma forma, o processo que está sendo vivido em relação ao Sínodo 2021-2024, do qual muitos veem um preâmbulo em um dos momentos mais marcantes da vida do Celam nos últimos anos, como foi a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada no México em novembro de 2021, e considerada um exercício prático de sinodalidade.
- "Tirem as mãos da África!", o livro do Papa no Salão Internacional de Turim
Era o primeiro discurso oficial do Papa Francisco na República Democrática do Congo, em 31 de janeiro deste ano, quando logo do início da viagem apostólica lançou um forte apelo frente ao colonialismo econômico tão escravizador quanto a exploração política:
“Tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África! Basta com este sufocar a África: não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear.”
Essa foi a primeira mensagem dirigida àquele povo da RDC, provado pelos conflitos e pela pobreza, mas também a toda a África que acabou virando título de um livro, editado pela Livraria Editora Vaticana (LEV), que será apresentado durante o Salão Internacional do Livro da cidade italiana Turim que começa nesta quinta-feira (18), considerada a maior feira de livros da Itália e uma das maiores da Europa.
A obra Tirem as mãos da África - Viagem apostólica na RDC e no Sudão do Sul - Discursos e Testemunhos (2023), de 160 páginas em língua original italiana, reúne todos os discursos do Pontífice durante a recente viagem apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul no início de 2023 (31 de janeiro a 5 de fevereiro), enriquecida pelos testemunhos das pessoas que encontraram e falaram com o Papa, relatando violências hediondas, gestos de perdão, escolhas de coragem e esperança na África. O texto ganhou o prefácio de Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana de renome internacional.
O livro será apresentado na próxima segunda-feira, 22 de maio, às 20h45 do horário local, pelo Pe. Alex Zanotelli, missionário comboniano, juntamente com Matteo Spicuglia, jornalista da RAI, na Libreria Gulliver, como parte das atividades do Salone Off.
O responsável editorial da LEV, Lorenzo Fazzini, confirmou que a presença da editora católica no Salão do Livro vai acontecer com propostas editoriais desse tipo e encontros com autores "sob a bandeira do aprofundamento do magistério do Papa Francisco: o novo texto Giù le mani dall'Africa! (Tirem as mãos da África!) torna-se uma ocasião propícia para retomar os discursos do Papa durante a sua viagem ao Congo e ao Sudão do Sul, uma viagem que foi um grande testemunho de proximidade e profecia na África de hoje. Como uma marca d'água, portanto, a LEV está oferecendo ao público do Salão uma oportunidade concreta de aprender mais sobre os princípios inspiradores de Fratelli tutti e Laudato si', as duas encíclicas do Papa Francisco que traçam o caminho da jornada da Igreja para o nosso tempo".
A figura e o pensamento de Bento XVI também serão tema de um encontro de alto nível no evento de Turim: Deus é sempre luz e um mistério: o legado de Bento XVI é o título de uma mensagem proferida por Pe. Federico Lombardi, presidente da Fundação Joseph Ratzinger e ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé durante o pontificado de Bento XVI. A iniciativa está programada para sexta-feira (19) e será moderada pelo jornalista vaticanista do jornal italiano La Stampa, Domenico Agasso.
Fonte: Vatican News