Cultura

Papa Francisco despede-se da Hungria





"Uma viagem ao centro da Europa onde continuam soprando os ventos gelados da guerra, enquanto os deslocamentos de tantas pessoas colocam na ordem do dia questões humanitárias urgentes", havia dito o Papa no Regina Coeli do último domingo, ao pedir orações por sua peregrinação à Hungria, concluída neste domingo.

No final da tarde deste domingo o Papa despediu-se da Hungria. Da Universidade Católica Péter Pázmány, onde encontrou o mundo acadêmico e universitário, o Pontifície deslocou-se ao Aeroporto Internacional de Budapeste, distante 20 km, onde foi acolhido na pista pela presidente Katalin Novák, pelo vice-primeiro ministro e por crianças que agitavam bandeiras do Vaticano e da Hungria. O Santo Padre  recebeu uma rosa branca, agradecimentos por sua vista e generosidade e saudou o séquito local e a delegação húngara, sendo o último a embarcar. Não houve discursos. O voo A320 da ITA Airways decolou às 18h08.

Atento à situação atual, o Papa visitou o país como "construtor de pontes entre os povos", com um olhar voltado a um futuro de paz e fraternidade, a paz que foi um tema recorrente em seus pronunciamentos (6 no total, incluindo a homilia da Missa desta manhã). A Hungria faz fronteira com a Ucrânia e acolhe milhares de refugiados da guerra. 

Em sua alocução antes de rezar o Regina Coeli na manhã deste domingo, pediu à Virgem Santa para "infundir nos corações dos homens e dos líderes das nações o desejo de construir a paz, de dar às jovens gerações um futuro de esperança, não de guerra; um futuro cheio de berços, não de túmulos; um mundo de irmãos, não de muros.

"Tomar a vida em suas próprias mãos para ajudar o mundo a viver em paz" foi por sua vez seu convite aos cerca de 12.000 jovens reunidos no Palácio dos Esportes de Budapeste. “O zelo pela missão é anestesiado pelo nosso viver na segurança e na comodidade, enquanto a poucos quilômetros daqui a guerra e o sofrimento estão na ordem do dia”, sublinhou o Pontífice que, entre os testemunhos dos jovens, ouviu também o deTodor Levcsenko, de 17 anos, da Eparquia de Munkachevo, na Ucrânia. 

E foi na história húngara, seus personagens ilustres, seus santos e em suas raízes cristãs que o Pontífice buscou inspiração em seus pronunciamentos para encorajar o presente a ter esperança em um futuro de paz e fraternidade entre os povos.

Cumprida sua missão nesta que foi a 41ª Viagem Apostólica de seu Pontificado, Francisco deverá chegar ao aeroporto Ciampino, em Roma, pouco antes das 20 horas, horário local. Durante o trajeto, terá lugar o já tradicional encontro com os jornalistas.

 

- Francisco e a cultura: os grandes intelectuais são humildes

Em seu último compromisso, durante a Viagem Apóstolica para a Hungria, Francisco encontrou-se com o mundo universitário e da cultura na Universidade Péter Pázmány, na Faculdade de Tecnologia da Informação e Biônica que celebra neste ano seus 25° aniversário.

Na tarde deste domingo, 30 de abril, o Papa Francisco encontrou-se com o mundo universitário e da cultura, na Faculdade de Tecnologia da Informação e Biônica da Universidade Católica Péter Pázmány, pouco antes da cerimônia de despedida e de seu retorno a Roma.

No início de seu discurso afirmou que a cultura é como um grande rio - fazendo alusão ao Danúbio que corta a capital Budapeste - "que percorre várias regiões da vida e da história relacionando-as, permite navegar pelo mundo e abraçar países e terras distantes, sacia a mente, irriga a alma, faz crescer a sociedade." 

Citou ainda Romano Guardini, e as duas formas de conhecimento por ele destacadas: aquele conhecimento humilde e relacional e o que não observa, mas analisa. Guardini não demoniza a tecnologia, diz Francisco, mas, nesta segunda forma, alerta para o risco de ela se tornar reguladora, se não dominadora, da vida.

“O saber requer uma semeadura diária que, mergulhando nos sulcos da realidade, dá fruto.”

"A vida pode permanecer vivível? É uma questão que será bom pormo-nos, especialmente neste lugar onde se aprofundam a informática e as ciências biónicas", refletiu o Santo Padre, aprofundando a questão que pode nascer do risco de uma vida "enquadrada num sistema de máquinas", causando solidão e a erosão dos laços comunitários.  

 

"Quantos indivíduos isolados – muita rede social, mas pouco sociais – recorrem, como num círculo vicioso, às consolações da tecnologia para preencher o vazio que sentem, correndo de forma ainda mais frenética, enquanto, súcubos dum capitalismo selvagem, sentem como mais dolorosas as suas fragilidades, numa sociedade onde a velocidade exterior anda de mãos dadas com a fragilidade interior."

Não querendo ser pessimista, o Papa afirma ter-se demorado em "tons sombrios" porque é precisamente em tal contexto que melhor resplandecem os papéis da cultura e da universidade. E ressaltou então o seu papel.

“A universidade é o lugar onde o pensamento nasce, cresce e matura aberto e sinfônico.”

"De fato a universidade, como o próprio nome indica, é o lugar onde o pensamento nasce, cresce e matura aberto e sinfônico. Não monocorde, não fechado. Aberto e sinfônico. É o «templo» onde o conhecimento é chamado a libertar-se dos limites estreitos do ter e do possuir para se tornar cultura, isto é, «cultivação» do homem e das suas relações fundantes: com o transcendente, com a sociedade, com a história, com a criação." 

"É verdade! Os grandes intelectuais são humildes." Ressaltou ainda o Pontífice, sublinhando que, de fato, quem ama a cultura nunca sente ter chegado ao fim acomodando-se, mas sente dentro de si uma saudável inquietação.

Por fim, Francisco deixou aos presentes duas frases orientadoras: "Conhece-te a ti mesmo", o oráculo de Delfos, e "a verdade vos tornará livres", palavras ditas por Jesus no evangelho de São João (8,32), alertando o povo da Hungria do risco de passarem do comunismo ao consumismo, com a falsa ideia de liberdade. E deixou seus votos para a Universidade Péter Pázmány e para todas as Universidades: "que sejam um centro de universalidade e liberdade, um fecundo estaleiro de humanismo, um laboratório de esperança."

 

Fonte: Vatican News