Saúde

Juíza inspeciona primeiras cirurgias ortopédicas realizadas por meio de mutirão





A Juíza Alaíde Maria de Paula, titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, visitou os três primeiros pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas no Hospital São Camilo, como resultado de cooperação proposta pela magistrada. O esforço de parceria visa atender cerca de 100 pacientes que esperam na fila por uma cirurgia ortopédica no Hospital de Emergência do Estado, desafogando a rede pública e evitando que a demora agrave o quadro de saúde dos enfermos.

Com competência para julgar casos de saúde pública, a juíza Alaíde Maria de Paula teve a iniciativa da cooperação após inspeção realizada no Hospital de Emergência no início de dezembro. “O quadro que vi foi estarrecedor, e não podia esperar pelo trâmite processual para agir”, disse a magistrada, que imediatamente procurou a direção do Hospital São Camilo, a empresa fornecedora de próteses e os gestores de saúde do estado, para alinharem o mutirão em uma reunião que ocorreu na última quinta-feira (12/12).

Dois dias depois, no sábado (14/12), os três primeiros pacientes já estavam operados e com alta médica. “As três cirurgias foram bem sucedidas e todos passarão o Natal em casa, com suas famílias. É muito gratificante poder fazer algo por nossos semelhantes, ainda que seja o mínimo”, declarou a juíza, que visitou os operados em companhia do médico Luiz Alberto Dourado, responsável pelas cirurgias.