Dioceses e bispos brasileiros se uniram nas últimas horas às orações pelo papa emérito Bento XVI. Ontem (28), a Santa Sé informou que o estado de saúde de Bento XVI piorou e o papa Francisco pediu a “todos uma oração especial” por ele.
“Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo papa emérito Bento, que no silêncio está sustentando a Igreja”, disse Francisco ao final da audiência geral de ontem. O papa afirmou que Bento XVI “está muito doente” e pediu para recordar dele, “pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.
“A arquidiocese do Rio de Janeiro, acolhendo o pedido do papa Francisco, se une à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo papa emérito Bento XVI”, afirmou a arquidiocese do Rio (RJ) em post publicado também pelo arcebispo, o cardeal Orani João Tempesta.
O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, pediu em seu Twitter: “Rezemos por Bento XVI, que se encontra idoso e enfermo”.
O bispo de Rio Grande e presidente da Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, disse estar “em intensa oração” por Bento XVI e pediu “orações e preces” à sua diocese . Dom Hoepers também recordou um encontro que teve com Bento XVI em novembro de 2010, quando ainda era padre. “Lembro-me que ele perguntou o que eu estudava e, quando disse: ‘Teologia Moral’, prontamente ele afirmou: ‘escolha acertada para os nossos dias’ e continuou: ‘é na Accademia Alphonsiana?’, respondi: ‘sim’! Ele me deu um sorriso e apertou minha mão. Dali em diante senti a sua paternidade conduzindo e inspirando meus estudos e meu sacerdócio”.
O arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, pediu a toda a arquidiocese “que se uma nesta grande corrente de oração pelo papa emérito Bento XVI”. “Que nossas orações o conforte neste momento de sofrimento e agonia”, disse.
A arquidiocese de Curitiba (PR) publicou uma imagem pedindo: “Rezemos pelo papa emérito Bento XVI”. E recordou uma frase do papa emérito de uma carta publicada em fevereiro último no jornal italiano ‘Il Corriere della Sera’: “No lento enfraquecimento de minha força física, interiormente estou em peregrinação para a Casa”.
Diversas outras dioceses e arquidioceses brasileiras, “acolhendo o pedido do papa Francisco”, também se uniram “à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo papa emérito Bento XVI”, como a arquidiocese de Niterói (RJ), a Administração Apostólica São João Maria Vianney (RJ), a diocese de Estância (SE), a diocese de Alagoinhas (BA).
- Unidos em oração pelo Papa Emérito Bento XVI
Na quarta-feira (28), no final da Audiência Geral o Papa Francisco confiou aos fiéis presentes na Sala Paulo VI uma intensão muito precisa: "Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja". "Recordamo-lo, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim". Palavras que comoveram o munto inteiro e que deram origem a várias manifestações de afeto e orações pelo Papa emérito Bento XVI.
O Celam uniu-se em oração pela saúde de Bento XVI com as seguintes palavras: “Acolhendo o pedido do Papa Francisco, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) se une em oração pela saúde do Papa Emérito Bento XVI", a breve mensagem foi divulgada pelo órgão episcopal e assinada pelo seu Presidente, D. Miguel Cabrejos Vidarte. Aos 95 anos de idade e com uma vida a serviço da Igreja Universal, o Celam recorda com gratidão "os grandes ensinamentos do Papa Emérito", evocando "de maneira particular" seu discurso inaugural na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil) em maio de 2007, quando afirmou que "a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica no Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). Nesta Oitava de Natal, pedimos à Virgem Maria que interceda pela saúde do Papa Emérito Bento XVI", conclui a mensagem.
Também se uniu em oração a Igreja Católica Armênia com um comunicado:
"Em resposta ao pedido do Santo Padre Francisco, durante a Audiência Geral de quarta-feira, 28 de dezembro de 2022, de rezar pelo Papa emérito Bento XVI, o Patriarca da Cilícia dos católicos armênios Sua Beatitude Rafael Bedros XXI convidou todas as igrejas e paróquias católicas armênias a se unirem em oração pedindo ao Deus Misericordioso para apoiar o Papa emérito Bento XVI, em seu sofrimento e testemunho exemplar de amor à Igreja.
Assim como Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana que pediu aos Bispos do Sínodo e a todos os fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana que se unissem às orações pelo Papa Emérito Bento XVI, conforme solicitado pelo Papa Francisco no final da audiência geral. Sua Beatitude Sviatoslav recordou em particular o encontro pessoal que teve com o Papa Emérito no mosteiro Mater Ecclesiae no dia 10 de novembro passado, durante sua visita a Roma. Naquela ocasião, Sua Beatitude relatou, o Papa Emérito tinha sido "incrivelmente lúcido, informado e solícito sobre a situação na Ucrânia, e tinha garantido suas orações pelo povo ucraniano". “Toda a Igreja Greco-Católica Ucraniana ", acrescentou Sua Beatitude, "quer reunir-se em oração em torno deste grande testemunho de nosso tempo, agradecendo-lhe por seu testemunho silencioso como Papa Emérito e, ao mesmo tempo, recordando e procurando colocar em prática seu trabalho pela unidade da Igreja, que foi uma característica extraordinária de seu pontificado".
Enquanto do Brasil chegam também manifestações de oração pelo Papa Bento XVI entre elas a da Arquidiocese do Rio de Janeiro que escreve: "A Arquidiocese do Rio de Janeiro acolhendo o pedido do Papa Francisco, se une à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo Papa Emérito Bento XVI".
- Conferência Episcopal Chilena se une em oração pela saúde do Papa emérito Bento XVI
A mensagem dirigida pelo presidente e pelo secretário-geral da Conferência Episcopal do Chile em nome de todo o episcopado expressa:
Acolhendo o chamado feito esta quarta-feira, 28 de dezembro, pelo Papa Francisco, a Conferência Episcopal do Chile se une em oração pela saúde do Papa emérito Bento XVI. Também convida os fiéis do país a rezar a todo momento, "pedindo ao Senhor que o conforte e o sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim" (Papa Francisco).
Agradecidos pelo imenso e generoso serviço de Bento XVI à Igreja universal, neste Natal o confiamos especialmente à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, por quem recebemos o autor de nossa salvação, Jesus Cristo nosso Senhor.
- Bispos da Costa Rica se unem em oração ao Papa Francisco pela saúde de Bento XVI
Os bispos da Conferência Episcopal da Costa Rica acolhem o chamado feito pelo Papa Francisco este 28 de dezembro, no final da Audiência Geral, para unir-se em oração pela saúde do Papa emérito Bento XVI.
"Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja", foram as palavras do Santo Padre.
Ademais, "recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim".
Exortamos os fiéis leigos e sacerdotes a manter o Papa emérito Bento XVI presente em suas orações e a rezar por sua saúde nas Eucaristias durante esta Oitava do Natal que celebramos na Igreja.
Sabemos que o Senhor ouve nossas orações, exortam os bispos costa-riquenhos, vamos nos unir nestes momentos. "Esta é a confiança que temos em nos aproximar de Deus, que se pedimos de acordo com sua vontade, Ele nos ouve" (I Jo 5,14).
Pedimos também a intercessão da Virgem Maria, para que com sua proteção materna ela possa proteger o Papa emérito. Na sede da Conferência Episcopal, em San José, no dia 28 de dezembro do ano de Nosso Senhor 2022.
Fonte: ACI Digital - Vatican News