Esporte

Copa do mundo 2022: Brasil decide no 1º tempo, atropela Coreia do Sul e vai às quartas





Quartas de final, aí vamos nós. Com um primeiro tempo de cinema, o Brasil garantiu classificação para as quartas de final da Copa do Catar após derrotar a Coreia do Sul por 4 a 1, na tarde desta terça-feira (5) no Estádio 974. Agora, a seleção brasileira enfrenta a Croácia nas quartas.

A equipe canarinho não quis saber de brincadeira e entrou em campo para mostrar que a derrota contra Camarões foi apenas um acidente de percurso. Logo aos 6 minutos, na primeira boa chegada, a seleção de Tite abriu o placar.

Raphinha recebeu bom passe de Paquetá pela direita e cruzou na área. A bola passou por toda a área coreana e sobrou para Vinícius Júnior. O atacante dominou a bola e bateu com categoria no ângulo esquerdo do goleiro. Foi o segundo gol do atacante do Real Madrid (Espanha) pela seleção brasileira em 29 jogos, o primeiro em Copa do Mundo.

O gol brasileiro assustou a Coreia do Sul. Quatro minutos depois, Jung Woo-Young bobeou e perdeu a bola para Richarlison. O zagueiro acabou errando o chute e acertou o jogador brasileiro dentro da área: pênalti. Neymar foi para a cobrança e, com extrema categoria, ampliou a vantagem.

A Coreia ameaçou reagir e assustou. Aos 17 minutos, Hee-Chan recebeu na entrada da área e bateu de perna direita, no ângulo direito de Alisson. O goleiro voou e fez bela defesa, a primeira dele na Copa de 2022.

Só que a tentativa coreana não durou muito. Aos 28 minutos, Richarlison assinou uma obra-prima no Estádio 974. Ele dominou de cabeça no ataque, fez embaixadinha, passou para Marquinhos, que tocou para Thiago Silva. O capitão encontrou o camisa 9 na cara do goleiro, e o atacante não perdoou. Um golaço com direito à dança do pombo feita até por Tite.

Aos 35 minutos, a goleada já estava sacramentada. Neymar puxou contra-ataque e encontrou Vinícius Júnior. O atacante cruzou para Paquetá bater de primeira e marcar o quarto do Brasil. O camisa 7 teve chance de fazer o quinto aos 45 minutos, mas desperdiçou uma chance cara a cara com o goleiro Kim Seung-Gyu.

O Brasil ainda perdeu mais uma boa oportunidade com Richarlison, aos 48 minutos. O camisa 9 entrou livre pela direita e chutou rasteiro para mais uma boa defesa de Kim Seung-Gyu.

A Coreia voltou a assustar no início da segunda etapa. Son recebeu lançamento pela esquerda e bateu colocado na entrada da grande área. Alisson desviou e a bola foi pela linha de fundo. O Brasil respondeu com duas boas chegadas de Raphinha pela direita, mas foi parado pelo goleiro. Os coreanos quase fizeram o gol de honra com Hwang Hee-Chan, que aproveitou erro de Danilo e soltou a bomba de perna direita. Alisson, mais uma vez, fez grande defesa e salvou.

De tanto insistir, a Coreia chegou ao gol de honra. E foi um golaço. Paik Seung-Ho aproveitou sobra de escanteio pela direita e soltou a bomba no ângulo esquerdo de Alisson. Mas parou por aí. Final: 4 a 1 para o Brasil. O time de Tite enfrenta a Croácia, a partir das 12h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo, no Estádio Cidade da Educação.

 

- Jogadores do Brasil homenageiam Pelé após vitória sobre a Coreia do Sul

Ao final da partida contra a Coreia do Sul, nesta segunda-feira (5/12), os atletas brasileiros levaram uma faixa ao gramado do Estádio 974 com uma foto e o nome do Rei do Futebol

Após a goleada por 4 x 1, que garantiu a classificação às quartas de final da Copa do Mundo Qatar-2022, os jogadores da Seleção Brasileira levaram uma faixa ao campo do Estádio 974 em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. 

O Rei do Futebol está internado em um hospital em São Paulo para o tratamento de uma infecção respiratória. Em meio à preocupação do quadro de Pelé, as filhas do jogador, Kely Nascimento e Flavia Nascimento, tranquilizaram os fãs ao garantirem que o ex-jogador se recupera de uma contaminação de covid-19. 

As filhas do lendário camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira também desmentiram as informações de que o pai não estaria mais respondendo aos tratamentos de quimioterapia. "Umas três semanas atrás, ele teve covid-19. Ele está com todas as vacinas em dia, mas, devido ao medicamento do câncer, da quimioterapia, ele está fragilizado e pegou uma infecção no pulmão. E é por isso que ele foi para o hospital", explicou Flávia.

Antes de a bola rolar, Pelé desejou sorte à Seleção Brasileira e disse que, mesmo hospitalizado, estaria na torcida pela vitória e pela classificação na Copa do Mundo. No Estádio 974, em Doha, os torcedores estenderam faixas e bandeiras em manifestação de apoio ao maior jogador de todos os tempos. 

Fonte: Agência Brasil