Cultura

Papa: aprender a ler no livro do coração para não continuar repetindo os mesmos erros





Francisco disse ns Audiência Geral que "a consolação autêntica é uma espécie de confirmação de que cumprimos o que Deus quer de nós, que percorremos os seus caminhos, ou seja, nas estradas da vida, da alegria, da paz".

 

"A consolação autêntica" foi o tema da catequese do Papa Francisco, na Audiência Geral, desta quarta-feira (30/11), realizada na Praça São Pedro.

 

Continuando a reflexão sobre o discernimento, o Papa recordou a seguinte passagem dos Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Reza assim: «Se nos pensamentos tudo é bom, o princípio, o meio e o fim, e se tudo está orientado para o bem, este é um sinal do anjo bom. Por outro lado, pode ser que no decurso dos pensamentos se apresente algo mau, ou que distraia, ou menos bom do que aquilo que antes a alma se propusera fazer, ou algo que debilite a alma, que a torne inquieta, que a ponha em agitação e lhe tire a paz, a tranquilidade e a calma que antes tinha: então, este é um sinal claro de que tais pensamentos vêm do espírito maligno».

 

Estar orientado para o bem

 

"Existe uma verdadeira consolação, mas existem consolações que não são verdadeiras. Por isso, é preciso entender bem o percurso da consolação, para aonde vai, e para aonde me leva, se me leva para algo que não é bom, não é uma consolação boa, não é uma consolação verdadeira, é falsa", sublinhou o Papa.

 

O que significa que o princípio está orientado para o bem? Por exemplo, tenho o pensamento de rezar, e observo que se acompanha ao afeto pelo Senhor e pelo próximo, convida a realizar gestos de generosidade, de caridade: é um bom princípio. No entanto, pode acontecer que aquele pensamento surja para evitar um trabalho ou uma tarefa que me foi confiada: sempre que devo lavar a louça ou limpar a casa, vem-me uma grande vontade de começar a rezar! A oração não é uma fuga dos nossos afazeres; pelo contrário, é uma ajuda para realizar o bem que somos chamados a praticar, aqui e agora. Isto a propósito do princípio.

 

"Santo Inácio dizia que o principio, o meio e o fim devem ser bons. O principio é este: tenho vontade de rezar para não lavar a louça. Então, primeiro, lava a louça e depois vai rezar", frisou o Papa.

 

Examinar bem o percurso dos próprios sentimentos

 

"Em seguida há o meio, ou seja, o que vem depois, o que se segue a tal pensamento", sublinhou Francisco. "Permanecendo no exemplo anterior, se eu começar a rezar e, como faz o fariseu da parábola tender a agradar a mim mesmo e a desprezar os outros, talvez com um ânimo ressentido e azedo, então estes são sinais de que o espírito maligno utilizou aquele pensamento como chave de acesso para entrar no meu coração e para me transmitir os seus sentimentos." Segundo o Papa, esse tipo "de oração termina mal", pois é "uma consolação de rezar para se sentir como um pavão diante de Deus. Este é um meio que não funciona".

 

"Depois, há o fim. O fim é um aspecto que já encontramos, ou seja: para aonde me leva aquele pensamento?", perguntou Francisco, dizendo que "pode acontecer que eu trabalhe arduamente por uma obra boa e meritória, mas isto impele-me a deixar de rezar, descubro-me cada vez mais agressivo e zangado, considero que tudo depende de mim, a ponto de perder a confiança em Deus. Evidentemente, aqui há a ação do espírito maligno. Eu começo a rezar e na oração me sinto onipotente. Portanto, examinar bem o percurso dos próprios sentimentos, e o percurso dos bons sentimentos, da consolação a partir do momento que eu quero fazer alguma coisa".

 

Aprender com as experiências

 

Segundo o Papa, "o estilo do inimigo", do demônio, é o estilo que "consiste em apresentar-se de maneira sorrateira e disfarçada: começa a partir daquilo que nos é mais querido e depois, pouco a pouco, atrai-nos a si: o mal entra secretamente, sem que a pessoa perceba. E, com o passar do tempo, a suavidade torna-se dureza: aquele pensamento revela-se pelo que realmente é".

 

“Eis a importância deste paciente, mas indispensável exame sobre a origem e a verdade dos próprios pensamentos; é um convite a aprender com as experiências, com o que nos acontece, para não continuar repetindo os mesmos erros.”

 

Quanto mais nos conhecemos, mais sentimos por onde entra o espírito maligno, as suas “senhas”, as portas de entrada do nosso coração, que são os pontos onde somos mais sensíveis, de modo a prestar-lhes atenção no futuro. Cada um de nós há os pontos mais sensíveis, os pontos mais frágeis da própria personalidade e dali entra o maligno e nos leva para a estrada errada, ou nos tira da estrada certa. Quero rezar, mas me distancia da oração.

 

É importante compreender o que aconteceu

 

O Papa frisou que é importante fazer "o exame de consciência diário: antes de terminar o dia, parar. Se perguntar, o que aconteceu no meu coração? Cresceu ou foi uma estrada na qual passou de tudo? O que aconteceu no meu coração. Trata-se do precioso esforço de reler a experiência sob um ponto de vista particular. É importante compreender o que aconteceu, é sinal de que a graça de Deus age em nós, ajudando-nos a crescer em liberdade e consciência. Não estamos sozinhos, o Espírito Santo está conosco".

 

A consolação autêntica é uma espécie de confirmação de que cumprimos o que Deus quer de nós, que percorremos os seus caminhos, ou seja, as estradas da vida, da alegria, da paz. Com efeito, o discernimento não é simplesmente sobre o bem, nem sobre o máximo bem possível, mas sobre o que é um bem para mim aqui e agora: é nisto que sou chamado a crescer, colocando limites a outras propostas, atraentes, mas irreais, para não ser enganado na busca do verdadeiro bem.

 

É preciso "aprender a ler no livro do coração o que aconteceu durante o dia.Façam isso. São apenas dois minutos, mas garanto a vocês que lhes fará bem".

 

 

-Papa a Bartolomeu I: somos chamados a restabelecer a unidade entre os cristãos

Francisco envia mensagem ao Patriarca Ecumênico, por ocasião da festa de Santo André nesta quarta-feira (30), recordando o santo padroeiro da Igreja de Constantinopla e irmão de Pedro. Ao final da Audiência Geral, o Papa também saudou Bartolomeu I, rezou pela unidade da Igreja e por um mundo sem guerras.

Já é tradição neste 30 de novembro, por ocasião da festa litúrgica do Apóstolo André, o Papa Francisco se dirigir à Igreja em Constantinopla que tem como padroeiro justamente "o primeiro chamado, irmão de Pedro". Em mensagem enviada nesta quarta (30) a Bartolomeu I, o Pontífice exortou o compromisso mútuo pelo "pleno restabelecimento da comunhão" entre os cristãos, através de "um exame comum" caracterizado não pela polêmica, mas pelo diálogo inter-religioso.

O compromisso de todo cristão

Já no início da mensagem, o Papa recordou que "mais uma vez" está sendo representado nas celebrações de Santo André em Fanar, em Instambul, por uma delegação da Igreja de Roma. Francisco, assim, enviou "sinceras orações" e assegurou o "afeto fraterno" do Pontífice ao Patriarca Ecumênico e à Igreja confiada a seus cuidados que participa da Divina Liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge. Um encontro, entre as duas Igrejas - de Roma e de Constantinopla -, disse o Pontífice, que expressa "a profundidade dos laços que nos unem e um sinal visível da esperança que alimentamos de uma comunhão cada vez mais profunda":

"O pleno restabelecimento da comunhão entre todos os que acreditam em Jesus Cristo é um compromisso irrevogável para cada cristão, já que a "unidade de todos" (cf. Liturgia de São João Crisóstomo) não é apenas a vontade de Deus, mas também uma prioridade urgente no mundo atual. De fato, o mundo de hoje está precisando muito de reconciliação, fraternidade e unidade. A Igreja, portanto, deveria brilhar como "sinal e instrumento da união íntima com Deus e da unidade de toda a raça humana" (Lumen gentium, n. 1)."

Os caminhos para a unidade

Uma atenção, reforçou o Papa em mensagem a Bartolomeu I, que precisa continuar a ser dada devido às razões históricas e teológicas que estão na origem das divisões das duas Igrejas que, graças a Deus e "à oração e à caridade fraterna", não estão resignadas a experiências passadas e presentes para que, no tempo de Deus, possam permitir de "nos reunir em torno da mesma mesa eucarística". Francisco chamou de "um exame comum" que deve ser desenvolvido num espírito que não seja "polêmico e nem apologético, mas caracterizado por um diálogo genuíno e abertura recíproca":

"Devemos também reconhecer que as divisões são o resultado de ações e atitudes lamentáveis que impedem a ação do Espírito Santo, que guia os fiéis à unidade na diversidade legítima. Daqui decorre que somente o crescimento em santidade de vida pode levar a uma unidade autêntica e duradoura. Somos, portanto, chamados a trabalhar pelo restabelecimento da unidade entre os cristãos não apenas através de acordos assinados, mas também através da fidelidade à vontade do Pai e do discernimento dos sussurros do Espírito."

Ao caminhar em direção a esse objetivo, acrescentou o Papa, já existem muitas áreas onde a Igreja Católica e o Patriarcado Ecumênico estão trabalhando juntos. Uma delas e "a mais fecunda dessa cooperação, é o diálogo inter-religioso", ao recordar com gratidão na mensagem, o recente encontro no Reino do Bahrein, por ocasião do fórum sobre o tema. E Francisco finalizou, escrevendo:

"O diálogo e o encontro são o único caminho para superar os conflitos e todas as formas de violência. A esse respeito, confio à misericórdia de Deus Todo-Poderoso aqueles que perderam a vida ou ficaram feridos no recente ataque na sua cidade, e rezo para que Ele converta os corações daqueles que promovem ou apoiam essas más ações."

A saudação na Audiência Geral

O Papa também fez menção à festa de Santo André ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (30), na Praça São Pedro, quando novamente recordou que uma delegação da Santa Sé participa das celebrações na Turquia:

“Que a intercessão dos Santos irmãos apóstolos Pedro e André permita logo à Igreja de gozar plenamente da sua unidade e conceda paz ao mundo inteiro, especialmente neste momento à querida e martirizada Ucrânia, sempre no nosso coração e nas nossas orações.”

Andressa Collet 

 

Francisco aplaude apresentação do "The Black Blues Brothers"

O "The Black Blues Brothers" é um grupo de cinco acrobatas quenianos cujos espetáculos são encenados há anos em prestigiados teatros e nos maiores festivais do mundo. Hoje, eles se exibiram na Praça São Pedro.

No final da Audiência Geral desta quarta-feira (30/11), o Papa Francisco e os fiéis e peregrinos, na Praça São Pedro, apreciaram o espetáculo do grupo "The Black Blues Brothers", cinco acrobatas quenianos cujos espetáculos são encenados há anos em prestigiados teatros e nos maiores festivais do mundo.

Com uma forte componente musical e um repertório extraordinário de cambalhotas, pirâmides humanas, acrobacias e virtuosidade do corpo, as suas apresentações divertem espectadores de todas as nações e idades.

Em 16 de junho de 2016, o grupo se apresentou na Sala Paulo VI, no Vaticano, junto com outros circenses e feirantes, inspetores de carrosséis, trabalhadores nos parques de diversão e artistas de rua, «madonnari» e membros de bandas musicais, no âmbito do Jubileu dos Artistas do Mundo do Espetáculo Itinerante e Popular.

Naquele dia, "The Black Blues Brothers" deu um espetáculo para o Papa. "Estamos honrados de estar aqui, para mostrar a vocês um pouco da nossa beleza. Divertimos os povos e vocês também", disse um deles na ocasião.

Em seu discurso aos circenses, o Papa disse: «Vós fazeis grandes coisas! Sois «artífices» de festa, de maravilha; sois artesãos de beleza: com estas qualidades enriqueceis a sociedade do mundo inteiro, também com a ambição de alimentar sentimentos de esperança e de confiança. E fazeis isto mediante exibições que têm a capacidade de elevar o espírito, de mostrar a audácia de exercícios particularmente difíceis, de fascinar com a maravilha da beleza e de propor ocasiões de diversão sadia».

Nesta quarta-feira, assim como em 2016, o grupo envolvido no circo social, fez suas acrobacias e foi aplaudido pelo Papa Francisco.

Mariangela Jaguraba

Fonte: Vatican News