Não, você não leu o título errado: Kevin Magnussen vai largar da pole na corrida classificatória do GP de São Paulo! Em Q3 marcado por vai e vem da chuva em Interlagos, o dinamarquês fez o tempo de 1m11s674 e sairá da posição de honra neste sábado. Max Verstappen fecha a primeira fila, com George Russell em terceiro.
A Haas se beneficiou diretamente de uma bandeira vermelha no Q3, quando Russell parou na brita. Com a pista molhada, ninguém se arriscou em novas voltas após a retomada da sessão. Depois de 142 GPs, e aos gritos de "Kevin, Kevin", a equipe americana enfim conquista sua primeira pole position na Fórmula 1.
Para Magnussen, esta também será a primeira vez na carreira largando da posição de honra. O piloto, que já disputou 139 GPs, recebeu o troféu de pole position das mãos de Felipe Massa, brasileiro vice-campeão de F1 em 2008.
Foi difícil até para Magnussen acreditar. No momento em que a bandeira vermelha foi acionada, o piloto da Haas não sabia que era o primeiro colocado. Quando foi informado pelo rádio, pediu - em tom de nervosismo, mas também de incredulidade - que ninguém comemorasse antes da hora. No fim das contas, deu tudo certo para o dinamarquês.
E se você está estranhando a classificação em uma sexta, há motivos: o fim de semana do GP de São Paulo terá a última corrida classificatória da F1 2022. Por isso, o formato é distinto. O resultado da classificação "normal" desta sexta, em três segmentos, define o grid da corrida classificatória de amanhã - esta, por sua vez, é que vai montar o grid de largada do domingo.
- Não sei o que dizer. A equipe me colocou na pista exatamente no momento certo. Estamos na pole. É incrível - disse.
As condições climáticas de São Paulo já deram uma mexida na classificação antes mesmo do início do cronômetro. Após o fim do TL1, a chuva começou a cair forte no autódromo. Quando o Q1 começou, o tempo estava apenas nublado - mas alguns pontos do traçado ainda estavam bastante molhados. A primeira saída das equipes foi unânime: todos vieram para a pista de pneus intermediários.
Charles Leclerc estabeleceu o tempo a ser batido, com 1m24s233. Na sequência, o monegasco foi superado por Verstappen e Hamilton, que tomaram a liderança - este, com volta de 1m18s051. Pierre Gasly, que , foi o primeiro a arriscar os pneus de pista seca, com compostos macios.
Mesmo com dificuldades, o francês também foi o melhor na sessão momentaneamente: 1m17s626, com 0s4 de vantagem sobre Hamilton. E lembra da confusão com Sainz na Holanda, quando a Ferrari esqueceu um dos pneus no pit stop? Pois bem: aconteceu de novo, agora com Leclerc.
Os minutos finais de sessão, com a maioria dos pilotos de pneus macios, viu até Nicholas Latifi na liderança. Mas a festa da Williams não durou muito: Hamilton passou em primeiro, mas foi superado por Lando Norris, o melhor do Q1 com 1m13s106.
ELIMINADOS:
16º - NICHOLAS LATIFI
17º - GUANYU ZHOU
18º - VALTTERI BOTTAS
19º - YUKI TSUNODA
20º - MICK SCHUMACHER
Verstappen não perdeu tempo e logo abriu sua primeira tentativa de volta rápida. Mas o holandês foi novamente superado por Norris, que marcou 1m11s571. A Mercedes não foi bem em seus giros iniciais, com Russell em 12º e Hamilton em 13º. E as muitas nuvens no céu dificultaram a visão dos pilotos: Max foi um dos que se queixou da escuridão na pista. A chuva também voltou a cair.
O holandês da RBR já era o melhor da sessão quando baixou seu próprio tempo, na pista molhada, e fez 1m10s881. Sainz ficou a apenas 0s009 do giro de Verstappen, na segunda colocação. E Leclerc não ficou tão atrás do colega da Ferrari, a 0s069 do rival da RBR.
ELIMINADOS:
11º - ALEX ALBON
12º - PIERRE GASLY
13º - SEBASTIAN VETTEL
14º - DANIEL RICCIARDO
15º - LANCE STROLL
A chuva ia e vinha, as nuvens escureceram Interlagos e a Ferrari apostou com Leclerc. Dos dez pilotos, apenas o monegasco veio para a pista com pneus intermediários - todo o resto estava de macios. Não deu certo, e Charles teve que voltar aos boxes.
Mas pouco depois, quando Kevin Magnussen ocupava a liderança, George Russell parou na brita. A direção de prova chamou a bandeira vermelha. A expectativa se espalhou - afinal, se a disputa não fosse retomada, o dinamarquês seria pole position! Mas Kevin não sabia que estava em primeiro, e achou que a Haas estava brincando quando foi avisado. "Não comemorem ainda!", disse.
E é claro que o público brasileiro não ia deixar passar. Quando a sessão foi retomada, o grito nas arquibancadas era de "Kevin, Kevin!". Russell, que de certa forma foi o responsável pelo início do caos, até deu um tchauzinho para as arquibancadas. Ninguém mais arriscou uma volta e, 142 GPs depois, a Haas é enfim pole na Fórmula 1!
Fonte: GE